04/06/2018 às 09:02, atualizado em 04/06/2018 às 12:53

Festival de Filmes Curta-Metragem das Escolas Públicas exibirá 30 produções neste ano

Mostra fará parte do 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em setembro

Por Vinícius Brandão, da Agência Brasília

A quarta edição do Festival de Filmes Curta-Metragem das Escolas Públicas de Brasília contará com 30 produções. Segundo o edital de inscrição, a mostra será projetada e premiada durante a programação do 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que ocorrerá de 14 a 23 de setembro.

Festival de curtas das escolas públicas

Edição de arte/Agência Brasília

Metade dos filmes é de alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental, enquanto os outros 15 são do ensino médio, da educação profissional e da educação de jovens e adultos (EJA).

Interessados devem se inscrever de 10 de julho a 10 de agosto no site da Secretaria de Educação. Será necessário preencher ficha e enviar o link para uma versão do filme em qualquer rede social de compartilhamento de vídeo e cópias das identidades dos estudantes.

As películas selecionadas serão divulgadas em 27 de agosto, também no site da pasta. Cada produção deve ser feita por equipes de estudantes com mediação de um professor que dê aula para todos os participantes. Cada tutor pode ser mediador de, no máximo, cinco filmes.

[Olho texto=”O filme tem de ser entregue em arquivo MP4 com extensão mínima de 720×480 pixels e preferencial de 1920×1080 pixels” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”centro”]

Os curtas precisam estar em formato digital e ter até 5 minutos de duração. Os equipamentos de captação de imagens são livres, desde que o som seja audível.

Caso seja escolhido para o festival, o filme tem de ser entregue em arquivo MP4 com extensão mínima de 720×480 pixels e preferencial de 1920×1080 pixels. Junto, devem constar autorizações para uso de quaisquer imagens e trilhas sonoras de domínio público que façam parte da produção.

Em 17 de setembro, serão exibidos os filmes selecionados da categoria Ensino Médio, Ensino Profissionalizante e EJA. No dia seguinte, serão os dos estudantes do ensino fundamental.

Os vencedores serão divulgados no site da pasta de Educação nos dias de exibição, e os troféus, entregues aos alunos no encerramento do Festival de Brasília.

Cada modalidade terá premiações nas seguintes categorias:

  • Filme
  • Roteiro
  • Direção
  • Fotografia
  • Montagem
  • Ator
  • Atriz
  • Abordagem do tema O que você tem a ver com a corrupção?
  • Filme por júri popular

Além da premiação para os estudantes, será concedido um troféu para os professores mediadores e para as escolas que vencerem as categorias de melhor filme pela comissão julgadora e pelo júri popular.

Criado pelas Secretarias de Educação e de Cultura, o festival visa promover o ensino de audiovisual para cerca de 250 mil estudantes da rede pública e dar protagonismo a eles.

Inscrições para 4º Festival de Filmes Curta-Metragem das Escolas Públicas de Brasília

De 10 de julho a 10 de agosto

No site da Secretaria de Educação

Edição: Marina Mercante