05/06/2018 às 17:19, atualizado em 05/06/2018 às 17:21

Arquivo Público lança publicação sobre história de Goiás

Guia digital reúne cerca de 100 mil arquivos, entre imagens e mapas que enriquecem a compreensão da formação de Brasília

Por Vinícius Brandão, da Agência Brasília

Cerca de 100 mil documentos, entre imagens e mapas, que contam a história do território de Goiás — onde o Distrito Federal foi estruturado, fazem parte da publicação eletrônica Goyaz – Guia de Cartografia Histórica.

O lançamento ocorrerá no foyer do Teatro Nacional de Brasília Claudio Santoro, na quinta-feira (7), às 18 horas.

Os arquivos foram identificados, digitalizados e agregados ao acervo do Arquivo Público do DF com o objetivo de compreender melhor a história de Brasília.

O desenvolvimento do trabalho durou de 2011 a 2014, com pesquisas em instituições públicas ou privadas em busca da documentação.

Qualquer pessoa interessada em participar da cerimônia só precisa aparecer no teatro no dia e horário do evento. Não é necessário pagar pela entrada ou fazer inscrição.

Na ocasião, os participantes receberão um cartão postal com a capa do guia e um QR code, que pode ser lido por qualquer aplicativo de leitura do código.

A publicação estará disponível de graça, na internet, em um link que será fornecido pelo Arquivo Público após o lançamento. O mesmo endereço eletrônico funciona por meio do QR code nos cartões postais que serão distribuídos na cerimônia.

Lançamento da publicação Goyaz – Guia de Cartografia Histórica

7 de junho (quinta-feira)

A partir das 18 horas

No foyer do Teatro Nacional de Brasília Claudio Santoro

Edição: Vannildo Mendes