05/06/2018 às 11:18, atualizado em 05/06/2018 às 12:13

Brasília sedia congresso internacional Cidades Lixo Zero

Evento de promoção do desenvolvimento sustentável ocorre até quinta-feira (7) no Centro de Convenções

Por Guilherme Pera, da Agência Brasília

O congresso internacional Cidades Lixo Zero, iniciativa que promove o melhor uso dos resíduos e o desenvolvimento sustentável, teve início nesta terça-feira (5). A programação se estende até quinta (7), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

O congresso internacional Cidades Lixo Zero, iniciativa que promove o melhor uso dos resíduos e o desenvolvimento sustentável, teve início nesta terça-feira (5). O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou da cerimônia.

O congresso internacional Cidades Lixo Zero, iniciativa que promove o melhor uso dos resíduos e o desenvolvimento sustentável, teve início nesta terça-feira (5). O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou da cerimônia. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

As atividades incluem palestras, workshops, painéis e exposição e têm como público-alvo especialistas, gestores públicos, legisladores, sociedade civil, universidades, organizações não governamentais (ONGs), empresários, empreendedores, indústria e comércio.

O presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini, disse que a entidade atua em 16 unidades da Federação e conta com cerca de 5 mil voluntários em todo o País. “Temos os melhores especialistas do mundo, representantes de 15 cidades que virão ao palco falar das experiências locais.”

[Olho texto=”O conceito lixo zero é fundamentado na ideia de aproveitar ao máximo os resíduos recicláveis e orgânicos e dar-lhes a correta destinação. Ele também consiste na redução ou no fim do envio desses materiais para aterros sanitários ou para incineração” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Presente na cerimônia, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, destacou que saber o que fazer com os resíduos é um dos maiores desafios da humanidade.

Ele citou o fechamento do lixão da Estrutural e a abertura do Aterro Sanitário de Brasília como um avanço significativo da questão na capital do País. “Brasília tem a obrigação de ser um exemplo para o Brasil, pois tudo aqui tem uma repercussão muito maior”, disse.

A programação abrange apresentação do funcionamento da política lixo zero em cidades da Itália, da Eslovênia, dos Estados Unidos, do Japão, das Filipinas, da África do Sul e do Brasil.

Cada dia tem um direcionamento. Hoje, serão compartilhadas experiências em diversas cidades dedicadas ao conceito de lixo zero. Na quarta (6), ocorrerão as palestras dos especialistas. Na quinta (7), haverá salas temáticas dedicadas a temas como indústria e comércio, além da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O congresso é organizado pelos institutos Lixo Zero Brasil e Desponta Brasil, com parceria do governo de Brasília.

O que é o conceito lixo zero

O conceito lixo zero é fundamentado na ideia de aproveitar ao máximo os resíduos recicláveis e orgânicos e dar-lhes a correta destinação. Ele também consiste na redução ou no fim do envio desses materiais para aterros sanitários ou para incineração.

A organização da sociedade civil autônoma Instituto Lixo Zero Brasil representa no País a Zero Waste International Alliance — movimento internacional de organizações que desenvolvem o conceito e os princípios de lixo zero no mundo.

Edição: Paula Oliveira