12/06/2018 às 08:40

Com novo sistema de produção de asfalto, Novacap reduz emissão de gás

Mudança representa menos danos ao meio ambiente e economia para a empresa de cerca de R$ 250 mil por ano

Por Dávini Ribeiro, da Agência Brasília

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) implementou mudança no sistema de produção de massa asfáltica que reduzirá a emissão de 66 mil quilos de gás liquefeito de petróleo (GLP) por ano. O número é equivalente a 5 mil botijões de consumo residencial.

Além de beneficiar o meio ambiente, o método representará economia aos cofres da empresa em cerca de R$ 250 mil por ano, de acordo com o engenheiro Maurílio Tiberi, responsável pela usina onde o material é preparado.

Tubulação coberta com areia saibrosa melhora o isolamento térmico, reduzindo o consumo de GLP na produção de massa asfáltica.

Tubulação coberta com areia saibrosa melhora o isolamento térmico e reduz o consumo de GLP na produção de massa asfáltica. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Colocado em funcionamento no mês passado, o processo baseia-se no isolamento térmico para que menos energia seja necessária para manter o aquecimento dos tanques de armazenamento de cimento asfáltico de petróleo.

Antes, toda a tubulação pela qual o material passava ficava descoberta, o que ocasionava redução de temperatura durante o caminho. Para não haver custos adicionais, foi utilizado na cobertura da tubulação um material que a usina já possui, a areia rosa saibrosa. 

[Olho texto='”Na produção de asfalto, é normal o consumo de 7 a 8 quilos de gás por tonelada, mas estamos fazendo economia onde podemos fazer”‘ assinatura=”Maurílio Tiberi, engenheiro responsável pela usina da Novacap” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Ela atua como isolante e evita que a temperatura se dissipe, mantendo-a estável e contida durante todo o percurso pelos canos até o ponto de utilização, o que representa uma queda significativa no consumo de combustível para manter o equipamento funcionando.

O engenheiro conta que foram dois anos estudando o maquinário e as temperaturas para definir o que poderia ser feito para reduzir custos e desperdícios. “Na produção de asfalto, é normal o consumo de 7 a 8 quilos de gás por tonelada, mas estamos fazendo economia onde podemos fazer”, reforça.

Outro benefício do isolamento, segundo Tiberi, será percebido no período chuvoso. Com os canos descobertos, a água da chuva resfriava ainda mais a tubulação, inviabilizando o processo. Eram necessárias duas horas após a estiagem para religar as máquinas. “A gente não vai ter que esperar mais. Agora, vai ser imediato.”

Com a tubulação coberta a produção de asfalto não é prejudicada pelas mudanças climáticas.

Com a tubulação coberta a produção de asfalto não é mais prejudicada pelas mudanças climáticas. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Usina da Novacap produz até 120 toneladas de massa asfáltica por hora

Para implementar o novo método, o trabalho da usina, que tem capacidade para produzir até 120 toneladas de massa asfáltica por hora, não parou.

A Novacap atende por meio de pedidos feitos pelas administrações regionais, pelo Departamento de Estradas de Rodagens (DER) e pelo Exército, além de cronograma próprio.

Desde janeiro deste ano, Taguatinga foi a região que mais recebeu massa asfáltica — 620 toneladas. Vicente Pires foi a segunda, com 329 toneladas, seguida do Gama, com 231.

Edição: Marina Mercante