12/06/2018 às 17:17, atualizado em 13/06/2018 às 08:21

Fonte da Torre de TV passará por manutenção a partir desta quarta (13)

Previsão é que o atrativo turístico seja reaberto em julho, com iluminação verde e amarela, para comemorar a Copa do Mundo de 2018

Por Da Agência Brasília, com informações da Novacap

A fonte luminosa da Torre de TV passará por manutenção a partir desta quarta-feira (13). Equipes da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) farão serviços e reparos nos equipamentos responsáveis pelo funcionamento do ponto turístico.

A previsão é que a fonte volte a funcionar em 13 de julho, com iluminação verde e amarela, antes da final da Copa do Mundo 2018. A operação será para limpeza do tanque e troca das bombas do sistema de filtração da água, que é toda reaproveitada.

[Olho texto=”A reforma da fonte luminosa faz parte do programa da Novacap de manutenção de monumentos e espaços públicos do DF” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Também será recuperado o material de aterramento para proteção da parte elétrica, além do computador. A fonte funciona de forma automatizada. Haverá ainda substituição das bombas hidráulicas subaquáticas de alta potência, que acionam os diversos jatos d’água.

A galeria subterrânea, abaixo do nível do piso do tanque, igualmente passará por manutenção. No local, ficam os painéis eletroeletrônicos, transformadores, cabeamentos e tubulações hidráulicas.

O presidente da Novacap, Júlio Menegotto, lembra que o ponto turístico é considerado um cartão-postal da cidade, e essa operação faz parte do programa de manutenção de monumentos e espaços públicos do Distrito Federal.

“Uma força-tarefa com nossas equipes deixará a fonte luminosa em melhores condições para a população. Sabemos que o monumento é um dos mais visitados da capital”, ressalta.

A previsão é que a fonte volte a funcionar, inicialmente, nos fins de semana para satisfazer à população e aos turistas que frequentam a área central de Brasília.

A maior fonte luminosa da América Latina

A fonte luminosa da capital é a maior da América Latina, com 4,8 mil metros quadrados. Ela conta com uma programação de cores que acompanham o ritmo musical.

O dispositivo comporta 3,5 milhões de litros de água e utiliza 21 taças automáticas, com 58 jatos, além do jato maior, que pode alcançar 60 metros de altura.

Tudo o mecanismo é alimentado por um sistema de 34 bombas de alta pressão e quatro grandes filtros, responsáveis pelo tratamento da água, toda ela reaproveitada.