14/06/2018 às 11:57

Polícia Civil lança canal on-line para denúncias de lavagem de dinheiro

Plataforma contém guia de perguntas para facilitar o preenchimento de dados pela população. Crime consiste na ocultação de bens obtidos de forma ilícita

Por Da Agência Brasília, com informações da Polícia Civil do DF

A Polícia Civil do Distrito Federal, por meio do Departamento de Inteligência e Gestão da Informação, lançou um canal on-line para recebimento de denúncias do crime de lavagem de dinheiro.

A plataforma conta com guia de perguntas para facilitar o preenchimento da denúncia pela população. Trata-se, segundo a instituição, de importante apoio às investigações criminais no DF.

A iniciativa se alinha com a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), desenvolvida de forma articulada no País pelo Ministério da Justiça.

[Olho texto=”A Ação 11 da Enccla 2018 é voltada para o aperfeiçoamento das técnicas de investigação da lavagem de dinheiro” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

O canal on-line decorre da Ação 11 da Enccla 2018, coordenada pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil, voltada para o aperfeiçoamento das técnicas de investigação do crime de lavagem de dinheiro.

Em reunião, ocorrida em São Paulo em abril, o conselho aprovou resolução com elenco de medidas para qualificar a atuação das polícias civis neste tipo de repressão.

O diretor de inteligência da Polícia Civil do DF, delegado George Couto, que também representa o conselho na Enccla, explica que as polícias civis do País se especializam cada vez mais na investigação do crime de lavagem.

Com uso de modernas técnicas, segundo ele, busca-se descapitalizar as organizações criminosas para melhor combatê-las. “A participação da população é fundamental para identificação de pessoas que ocultam valores de origem ilícita ou apresentam padrão de vida incompatível com a atividade profissional declarada”, enfatiza.

O que é o crime de lavagem de dinheiro

Os crimes de lavagem de dinheiro estão previstos na Lei nº 9.613, de 3 de março de 1998 e são decorrentes da ocultação ou dissimulação de bens ou valores obtidos ilicitamente pela prática de outros crimes que gerem proveitos financeiros, tais como:

  • Corrupção
  • Desvio de recursos públicos
  • Estelionatos
  • Roubos
  • Tráfico de drogas

Outras formas de denúncia

Além do canal on-line no site, a população também pode denunciar pelo telefone 197, pelo e-mail denuncia197@pcdf.df.gov.br e pelo número de WhatsApp (61) 98626-1197.