20/06/2018 às 15:02, atualizado em 20/06/2018 às 15:58

Terceira loja do projeto Brasília Criativa começa a funcionar nesta quinta (21)

Selecionados, 14 artesãos vão permanecer na feira do Guará I por três meses. A cada trimestre, novos profissionais ganham a chance de expor produção própria

Por Marcelo Nantes, da Agência Brasília

A terceira loja do projeto Brasília Criativa vai ser inaugurada nesta quinta-feira (21), às 9 horas, no Guará I. A unidade começa a funcionar com 14 artesãos.

Loja do projeto Brasília Criativa será aberta nesta quinta-feira (21), na Feira do Guará.

Loja do projeto Brasília Criativa será aberta nesta quinta-feira (21), na Feira do Guará. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

A cada trimestre, o grupo é substituído por novos profissionais. O novo espaço fica na Feira do Guará (local do antigo fraldário) e vai atender o público das 8 às 18 horas, de quarta a domingo.

Os artesãos foram selecionados com base em uma curadoria feita na unidade de Gestão do Artesanato, da Secretaria-Adjunta de Turismo, por técnicos capacitados da área.

O Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab) conta com pouco mais de 10 mil artesãos.

A iniciativa faz parte da política de fortalecimento do artesanato em Brasília, e não há custo de aluguel para a secretaria-adjunta. De acordo com a pasta, as duas primeiras lojas faturam, em média, R$ 17 mil mensais.

O projeto Brasília Criativa tem como foco a comercialização de produtos de artesãos locais. O primeiro espaço foi aberto em março de 2016, no Shopping Liberty Mall, e o segundo, no Shopping Pátio Brasil, em janeiro deste ano.

Edição: Vannildo Mendes