24/06/2018 às 13:02, atualizado em 25/06/2018 às 12:21

Lago Paranoá é sede do maior festival de esportes aquáticos da América Latina

Evento ocorre pela primeira vez em água doce. Oito modalidades são disputadas em Brasília

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

Pelo terceiro dia consecutivo, a orla do Lago Paranoá recebeu as atividades do Aloha Spirit, considerado o maior festival de esportes aquáticos da América Latina.

Aloha Spirit ocorre pela primeira vez em água doce. Entre as oito modalidades disputadas, está canoa havaiana

Aloha Spirit ocorre pela primeira vez em água doce. São oito modalidades disputadas às margens do Pontão do Lago Sul. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Com entrada gratuita e correalização do governo de Brasília, o evento, às margens do Pontão do Lago Sul, conta com festival de cinema, aulas de ioga, espaço infantil, praça de alimentação e shows musicais, entre outras atrações.

As disputas ocorrem pela primeira vez em água doce. As modalidades são: apneia, canoa havaiana, natação em águas abertas, paddleboard (em que o competidor fica de joelhos ou deitado na prancha e se impulsiona usando os braços), slackline, stand up paddle (SUP), surfski  (caiaque aberto, longo e estreito) e Triathlon Waterman (triatlo aquático).

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, acompanhou parte da competição na manhã deste domingo (24). Ele destacou o acesso mais democrático da população ao Lago Paranoá.

“Hoje, as pessoas já podem sair do Parque Asa Delta, passar no Parque da Península Sul e chegar no Pontão andando ou pedalando”, pontuou sobre a desobstrução da orla.

A Secretaria-Adjunta de Turismo tem um espaço no evento para divulgação turística, com distribuição, por exemplo, de mapas e livretos com informações sobre pontos de visitação na capital.

Há, ainda, a participação de artesãos cadastrados e selecionados por meio de edital da pasta, que expõem criações em um estande específico.

Edição: Amanda Martimon