28/06/2018 às 11:39, atualizado em 28/06/2018 às 13:18

Área gratuita da Campus Party é inaugurada nesta quinta (28)

Espaço funcionará das 10 às 20 horas, exceto no domingo (1º), quando as atividades serão encerradas às 16 horas

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

Com público esperado de 70 mil visitantes, a Open Campus, área gratuita da Campus Party Brasília, foi aberta nesta quinta-feira (28), no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, onde ocorre o evento.

Com público esperado de 70 mil visitantes, a Open Campus, área gratuita da Campus Party Brasília, foi aberta nesta quinta-feira (28), no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

Com público esperado de 70 mil visitantes, a Open Campus, área gratuita da Campus Party Brasília, foi aberta nesta quinta-feira (28), no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Até sábado (30), o espaço funcionará das 10 às 20 horas, com circulação permitida até as 21 horas. No domingo (1º), o público poderá entrar das 10 às 16 horas, com permanência até as 17 horas.

Entre as atrações da área gratuita estão simuladores de realidade virtual e aumentada, batalha de drones e mostra de projetos acadêmicos. A programação pode ser acessada no site da Campus Party.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, esteve no evento hoje pela manhã e destacou que o ambiente tecnológico de inovação promovido pela Campus Party já trouxe resultados positivos diretamente para a qualidade de vida da população.

Ele deu como exemplo o modelo de telematrícula com georeferenciamento nascido na primeira edição do evento em Brasília e adotado pela Secretaria de Educação.

“O sistema identifica o local de moradia do aluno e o coloca em uma escola próxima. Isso ajuda a reduzir gasto com transporte escolar, tempo de deslocamento do estudante e, consequentemente, a evasão escolar”, disse.

No estande do governo de Brasília há a Arena Biotic, pequeno palco com espaço para apresentação, prestação de contas de editais de fomento a startups e avaliação dos resultados dos editais de 2015. A curadoria é da Secretaria-Adjunta de Ciência e Tecnologia.

Hoje (28) e amanhã (29), o governo promove visitas guiadas e traslado para o Biotic — Parque Tecnológico. A ideia é mostrar o local a pessoas ligadas às áreas de ciência, tecnologia e inovação.

O que é a Campus Party

A Campus Party é um evento de tecnologia que estreou em Brasília em 2017, conta com mais de 540 mil campuseiros cadastrados em todo o mundo.

Já ocorreram edições em países como Alemanha, Argentina, Colômbia, Espanha, Holanda, México, Panamá e Reino Unido.

A iniciativa está presente no Brasil há dez anos e, em 2018, terá edições em São Paulo, no Rio Grande do Norte, em Brasília, na Bahia, em Rondônia e em Minas Gerais.