01/07/2018 às 13:13, atualizado em 03/07/2018 às 10:15

UBS 10 do Núcleo Rural Taquara, em Planaltina, é reinaugurada

Redes elétrica e hidráulica, piso e pintura foram revitalizados, e a unidade básica de saúde ganhou mais um banheiro

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília

Depois de passar por manutenção, a Unidade Básica de Saúde (UBS) 10 do Núcleo Rural Taquara, em Planaltina, foi reinaugurada neste domingo (1°).

Depois de passar por manutenção, a Unidade Básica de Saúde (UBS) 10 do Núcleo Rural Taquara, em Planaltina, foi reinaugurada neste domingo (1°). O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, acompanhou a reinauguração.

Depois de passar por manutenção, a Unidade Básica de Saúde (UBS) 10 do Núcleo Rural Taquara, em Planaltina, foi reinaugurada neste domingo (1°). O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, acompanhou a reinauguração. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

A obra revitalizou as redes elétrica e hidráulica, o piso e a pintura, e a UBS também ganhou um banheiro.

Em 100 metros quadrados, a unidade tem capacidade para atender 2,8 mil pessoas. Para isso, conta com um médico de família e comunidade, uma enfermeira, dois técnicos de enfermagem e quatro agentes comunitários de saúde.

[Numeralha titulo_grande=”2,8 mil pessoas” texto=”Capacidade de atendimento da UBS 10 do Núcleo Rural Taquara, em Planaltina” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

De acordo com o governador Rodrigo Rollemberg, que acompanhou a reinauguração, “os reparos fazem parte das medidas de valorização da atenção primária e da Estratégia Saúde da Família”.

Além disso, há uma equipe de saúde bucal: um dentista e um técnico em higiene dental, que também atendem a população do Núcleo Rural do Pipiripau.

O funcionamento é das 7 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. A UBS conta com:

  • consultório médico
  • consultório de enfermagem com banheiro
  • farmácia
  • copa
  • banheiro para pessoas com deficiência
  • salas de vacina, de procedimentos, de reunião e de expurgo

O investimento foi de aproximadamente R$ 180 mil, com recursos do Tesouro.

Edição: Raquel Flores e Guilherme Pera