02/07/2018 às 09:16, atualizado em 02/07/2018 às 10:17

Mais 357 bombeiros militares tomam posse

Novos servidores são da segunda turma de aprovados em concurso de 2017. Solenidade ocorreu nesta segunda (2), mesmo dia em que a corporação completa 162 anos

Por Cibele Moreira, da Agência Brasília

Nesta segunda-feira (2), 357 militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal tomaram posse. Os novos servidores fazem parte da segunda turma de aprovados em concurso de 2017.

Nesta segunda-feira (2), 357 militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal tomaram posse. Governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou da solenidade que ocorreu nesta segunda (2), mesmo dia em que a corporação completa 162 anos.

Nesta segunda-feira (2), 357 militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal tomaram posse. Governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou da solenidade que ocorreu nesta segunda (2), mesmo dia em que a corporação completa 162 anos. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Serão incorporados ao quadro de pessoal da corporação soldados operacionais para atuar em áreas como busca e salvamento e combate a incêndio, e soldados que dirigirão viaturas.

A solenidade ocorreu na Academia de Bombeiro Militar Coronel Osmar Alves Pinheiro (SAIS, Quadra 4, Lote 5).

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, ressaltou a importância do Corpo de Bombeiros em diversas áreas, como na prevenção e no combate de incêndios, no salvamento de vidas e no enfrentamento à dengue, ao zika vírus e à chikungunya.

“Estes novos bombeiros vão tornar ainda mais eficiente o trabalho desta corporação, reconhecida como a melhor do Brasil e uma das melhores do mundo.”

Além do reforço de hoje, 23 oficiais serão empossados para os cursos de formação e o de habilitação no setor de saúde, como médicos e dentistas.

Corpo de Bombeiros foi fundado no Brasil em 1856

A corporação foi fundada no Brasil em 2 de julho de 1856 pelo imperador Dom Pedro II, no Rio de Janeiro, com o nome de Corpo de Bombeiros Provisório da Corte. A criação centralizou as funções de bombeiros existentes em outras forças.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Em 1889, após a Proclamação da República, a instituição passou a ser chamada de Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. Mais tarde, com a Constituição de 1988, tornou-se Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

Em 2 de julho de 1964, vieram do Rio para Brasília dois oficiais que coordenaram a chegada da corporação ao Planalto Central. Portanto, na mesma data, celebra-se a inauguração na atual capital brasileira. Além disso, em 1954, 2 de julho havia sido decretado oficialmente como o Dia do Bombeiro Brasileiro.

Edição: Raquel Flores