06/07/2018 às 11:55, atualizado em 06/07/2018 às 12:23

Atendimento de saúde na área rural de Brazlândia é reforçado com a UBS 9

Espaço no Incra 8 funcionará das 7 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Investimento para reformar prédio desativado somou R$ 343,9 mil

Por Amanda Martimon e Maryna Lacerda, da Agência Brasília

A Unidade Básica de Saúde (UBS) 9 de Brazlândia, no Incra 8, área rural da região administrativa, foi toda reformada e entregue à comunidade local em solenidade na manhã desta sexta-feira (6).

Nova UBS fica localizada no Incra 8, na área rural de Brazlândia.

Nova UBS fica localizada no Incra 8, na área rural de Brazlândia. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

O investimento no espaço, que estava desativado desde 2013, foi de R$ 343,9 mil — recursos da Secretaria de Saúde. O objetivo é reforçar a atenção primária na região, segundo o secretário de Saúde, Humberto Fonseca.

“Esse é o grande templo da saúde pública, onde 85% dos problemas da população podem e devem ser resolvidos. Se a rede funciona com base na atenção primária, nós temos organização em todos os níveis de serviço”, explicou o secretário.

A unidade terá uma equipe de Estratégia Saúde da Família, formada por médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e agente comunitário de saúde. Cada equipe do programa pode acompanhar até 3,5 mil pessoas.

A estimativa é que 60 pacientes sejam atendidos diariamente no local. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.

Os principais serviços oferecidos são:

  • consultas médicas
  • aplicação de injeções e vacinas
  • coleta de exames laboratoriais
  • fornecimento de medicação básica
  • encaminhamentos para especialidades

De acordo com a secretaria, na Região de Saúde Oeste, há 22 UBS: sete em Brazlândia e 15 em Ceilândia.

Edição: Raquel Flores