01/11/2018 às 15:41, atualizado em 01/11/2018 às 18:05

Cemitérios do DF recebem fiscalização no feriado de Finados

Ações ocorrerão nesta sexta-feira (2) para orientar pessoas, receber reclamações e sugestões e verificar se há abusos de preços

Por Vinícius Brandão, da Agência Brasília

Nesta sexta-feira (2), Dia de Finados, os seis cemitérios do Distrito Federal receberão fiscalização para orientar pessoas, colher reclamações e sugestões e verificar se há abusos de preços.

Nesta sexta-feira (2), Dia de Finados, os seis cemitérios do Distrito Federal receberão fiscalização para orientar pessoas, receber reclamações e sugestões e verificar se há abusos de preços.

Nesta sexta-feira (2), Dia de Finados, os seis cemitérios do Distrito Federal receberão fiscalização para orientar pessoas, receber reclamações e sugestões e verificar se há abusos de preços. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília-2.11.2017

As atividades ocorrerão das 7 às 18 horas, a cargo da Subsecretaria de Assuntos Funerários, da Secretaria de Justiça e Cidadania, da Agência de Fiscalização do DF (Agefis) e do Instituto de Defesa do Consumidor do DF (Procon-DF).

Os portões dos cemitérios serão abertos às 7 horas, uma hora mais cedo do que o padrão normal, e assim permanecerão até as 19 horas. Mas a entrada será permitida apenas até as 18 horas. O atendimento ao público também será estendido das 7h30 às 18 horas.

Além dos 170 funcionários que atuam nos locais de sepultamento, 15 terminais e 26 atendentes reforçarão os trabalhos durante o dia. Trinta e oito vigilantes darão apoio aos 50 profissionais que regularmente fazem a segurança nas unidades.

Acesso aos cemitérios

A grande diferença no funcionamento das unidades em relação ao ano passado se dará no Campo da Esperança, da Asa Sul.

O local terá dois portões abertos para pedestres: o principal, ao lado do templo da Legião da Boa Vontade (LBV), e o que fica em frente ao estacionamento 6 do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek.

[Olho texto=”Polícia Militar e Detran-DF reforçarão a segurança e a organização do trânsito nos seis cemitérios do DF” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Os cemitérios de Planaltina e de Brazlândia proibirão a entrada de veículos por falta de espaço para circulação. Nas outras unidades, o acesso de carros será restrito a quem tiver autorização de vaga especial ou a pessoa com deficiência.

Na Asa Sul, em Taguatinga, no Gama e em Sobradinho haverá transporte coletivo gratuito dentro do cemitério. Devido à falta de estacionamento, as entradas da unidade do Plano Piloto pelo Setor Policial Sul serão fechadas.

Segurança e trânsito

As seis unidades receberão reforço na segurança e no trânsito. A Polícia Militar do DF coordenará ações nos cemitérios da Asa Sul, Sobradinho e Planaltina, enquanto o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) será responsável pelos de Taguatinga e Brazlândia.

No do Gama, o Detran atuará em conjunto com o Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF). Os agentes auxiliarão na travessia de pedestres e no embarque e desembarque de veículos. Uma das faixas à direita da Avenida Contorno do Gama ficará fechada.

No da Asa Sul, o trânsito será alterado para sentido único. Os retornos na altura do Setor Hospitalar Sul (SHS) serão fechados. O acesso ao cemitério via Estrada Parque Polícia Militar (Eppm) será pelo viaduto da W3 Sul. O motorista deverá subir na via interna do SHS.

O balão em frente à unidade será parcialmente fechado. A PMDF recomenda que os visitantes deem preferência ao acesso pelo estacionamento 6 do Parque da Cidade.

Próximo ao cemitério de Taguatinga, o Detran implantará travessias de pedestres para facilitar a entrada.

Cemitérios do Distrito Federal

Asa Sul (Campo da Esperança) — 916 Sul

Brazlândia — SNO, Quadra 6, Área Especial Cemitério

Gama — SOE, Quadra 3, Área Especial Cemitério Setor Oeste

Planaltina (Santa Rita) — SNO, Conjunto E, Área Especial Cemitério

Sobradinho — AR 7, Área Especial Cemitério Sobradinho II

Taguatinga Norte (São Francisco de Assis) — QNH, Área Especial

Edição Vannildo Mendes