8/11/18 18:06
Atualizado em 8/11/18 às 18:06

Ceasa oferece oficina de combate ao desperdício de alimentos no sábado (10)

Evento encerra a Semana Nacional de Conscientização sobre Perdas e Desperdício de Alimentos 2018. Atividade gratuita ocorrerá das 8 às 12 horas

Interessados em diminuir o desperdício de alimentos poderão participar de oficina neste sábado (10), no Mercado Livre do Produtor (Pedra), nas Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF). A atividade ocorrerá das 8 às 12 horas.

''A Ceasa tem hoje, infelizmente, muita perda de alimentos que estão, por exemplo, com alguma avaria na casca, mas a qualidade nutricional e sanitária conservada''Flávio Bonesso Pinheiro, técnico em agroindústria da Emater-DF

Aberta ao público, a capacitação não requer inscrição prévia. No evento, serão apresentadas duas receitas: curau e farinha, ambas de abóbora.

A proposta é mostrar o valor nutricional de partes do alimento que usualmente não são aproveitadas, como talos, folhas e sementes.

Além disso, a oficina pretende desconstruir o hábito de descartar produtos próprios para o consumo, mas rejeitados no mercado comum por causa da aparência.

“A Ceasa tem hoje, infelizmente, muita perda de alimentos que estão, por exemplo, com alguma avaria na casca, mas a qualidade nutricional e sanitária conservada”, explica o técnico em agroindústria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF), Flávio Bonesso Pinheiro.

A atividade encerrará a Semana Nacional de Conscientização sobre Perdas e Desperdício de Alimentos 2018, organizada pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com a Emater-DF e a Ceasa-DF.

Essa é a primeira edição do evento nacional, do qual também participam os chefs de cozinha Fernando Souza e Fábio Marques, do projeto Desafio da Xêpa – Do Lixo ao Luxo.

Oficina de combate ao desperdício de alimentos

10 de novembro (sábado)

Das 8 às 12 horas

No Mercado Livre do Produtor (Pedra), na Ceasa — Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Trecho 10