8/11/18 8:56
Atualizado em 8/11/18 às 9:35

Codeplan doa acervo histórico ao Arquivo Público do DF

Entre os documentos estão estudos geográficos, mapas e livros. São 11,08 metros lineares de materiais que constavam do acervo da companhia

Como forma de preservar a memória da capital do País, a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) repassou documentos históricos ao Arquivo Público do DF. São 11,08 metros lineares de livros, mapas e caixas de arquivos que constavam do acervo da companhia.

A medida segue a iniciativa de envio do Relatório Cruls — que faz parte do acervo e já está no Arquivo Público. O documento é uma das obras mais significativas da história de Brasília e resultado de expedição homônima que definiu limites e fronteiras do que viria a ser o território do DF.

11,08 metros linearesExtensão da quantidade de materiais da Codeplan doados ao Arquivo Público

O mapeamento das obras foi feito por uma comissão, que resgatou publicações distribuídas em salas e diretorias da Codeplan. A equipe, formada por quatro servidores da companhia, também fez a limpeza do material, com volume de 90 caixas-arquivo.

“Nós tínhamos, na Codeplan, a história da empresa e do DF. São estudos socioeconômicos, cartográficos, geodésicos, ambientais e urbanos que, agora, ficam disponíveis para toda a população”, explicou a analista de organização e método da Codeplan, Elizabeth Alfinito.

Também constam do acervo materiais e documentos referentes à Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride).

A entrega do material ao Arquivo Público foi formalizada por meio de assinatura do Termo de Recolhimento do Acervo Historiográfico do Distrito Federal e Região Metropolitana ao Arquivo Público do Distrito Federal.

Agora, a segunda etapa do projeto prevê o repasse de documentos à Biblioteca Nacional de Brasília. Uma equipe permanente trabalha no levantamento das obras que podem ser destinadas ao órgão. A expectativa é que o material seja transferido até dezembro.

Edição: Vannildo Mendes

Últimas notícias
23/1/19 19:11
Sarney Filho apresenta prioridades da Sema a deputados distritais

 O secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal, Sarney Filho, recebeu na manhã desta quarta-feira (23) o deputado Eduardo Pedrosa (PTC), presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Ciência e Tecnologia da Câmara Distrital.

23/1/19 18:30
Distrito Federal quer ampliar PPP’s

Delegação de representantes da China conhece oportunidades de investimento

22/1/19 19:37
SOS DF supera 12 mil ações em 20 dias

41 tipos de serviços, entre os quais substituição de lâmpadas, roçagem, podas de árvores, remoção de lixo, pintura de faixa, limpeza de boca de lobo e desobstrução da rede, além da operação tapa-buraco

22/1/19 16:36
Rodovia DF-285 será asfaltada

Governador Ibaneis assina ordem de serviço para licitação das obras e inaugura ginásio de esporte no PAD-DF. Ações fazem parte do SOS DF Rural