8/11/18 18:54
Atualizado em 8/11/18 às 18:54

Granja do Torto sediará 32º Campeonato Brasileiro de Marcha Batida

Competição começa no domingo (11) e estima reunir mais de 800 cavalos. Cerimônia oficial de abertura será no feriado de 15 de novembro

O Parque Granja do Torto vai sediar o 32º Campeonato Brasileiro de Marcha Batida de 11 a 17 de novembro. A programação — gratuita — será aberta às 8 horas deste domingo (11), mas a cerimônia oficial de abertura está agendada para o feriado da Proclamação da República, em 15 de novembro.

A expectativa é que mais de 800 cavalos da raça manga-larga marchador participem da competição, que, nesta edição, reunirá duas das mais tradicionais categorias. Além da disputa de marcha batida, o evento abrigará o 11º Campeonato Brasileiro de Marcha Picada.

40 milEstimativa de visitantes no Campeonato Brasileiro de Marcha Batida na Granja do Torto

O campeonato é organizado pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) em parceria com o governo do Distrito Federal. Durante os dias de disputa, a organização estima receber no local cerca de 40 mil visitantes.

Estrutura do Parque Granja do Torto

Em outubro, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e a Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural concluíram a reforma de um alojamento no Parque Granja do Torto e reparos na instalação hidráulica, nas redes de energia, de esgoto e de águas pluviais, nos banheiros e em restaurantes.

No espaço também há uma brinquedoteca e uma minifazenda. Desde julho, o Parque de Exposições Agropecuárias da Granja do Torto passou a ser administrado pelo Serviço Social Autônomo Granja do Torto, entidade com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e com utilidade pública.

A autorização ocorreu por meio da Lei nº 6.170, de 2018. Na prática, o espaço permanece com a mesma finalidade: um local público destinado a atividades rurais, de cunho artístico ou religioso, com ou sem cobrança de ingresso.

“Aumentamos a potencialidade de negócios e de entretenimento. O parque receberá recursos do governo até o fim de 2019. São valores que a secretaria já investia no parque. A partir de 2020, ele terá de se gerir. O novo modelo permite parcerias com a iniciativa privada e a organização de eventos de maneira simplificada”, explica o secretário da Agricultura, Argileu Martins.

O mercado de equinos no Brasil

Segundo a ABCCMM, o mercado brasileiro de equinos movimenta R$ 16,5 bilhões por ano. Com 5,9 milhões de animais, o País tem hoje o terceiro maior rebanho do mundo, atrás apenas da China e do México.

A atividade agropastoril no País, de acordo com Argileu Martins, alcançou a marca de 610 mil empregos diretos e outros 2,4 milhões indiretos.

Edição: Amanda Martimon

Últimas notícias
23/1/19 19:11
Sarney Filho apresenta prioridades da Sema a deputados distritais

 O secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal, Sarney Filho, recebeu na manhã desta quarta-feira (23) o deputado Eduardo Pedrosa (PTC), presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Ciência e Tecnologia da Câmara Distrital.

23/1/19 18:30
Distrito Federal quer ampliar PPP’s

Delegação de representantes da China conhece oportunidades de investimento

22/1/19 19:37
SOS DF supera 12 mil ações em 20 dias

41 tipos de serviços, entre os quais substituição de lâmpadas, roçagem, podas de árvores, remoção de lixo, pintura de faixa, limpeza de boca de lobo e desobstrução da rede, além da operação tapa-buraco

22/1/19 16:36
Rodovia DF-285 será asfaltada

Governador Ibaneis assina ordem de serviço para licitação das obras e inaugura ginásio de esporte no PAD-DF. Ações fazem parte do SOS DF Rural