12/11/2018 às 17:26

Em um ano, 7.892 celulares roubados foram bloqueados em Brasília

Programa Fora da Rede foi lançado em outubro de 2017 pela Polícia Civil do DF, em parceria com a Anatel

Por Da Agência Brasília, com informações da Polícia Civil do DF

Desde a implantação do programa Fora da Rede, em outubro do ano passado, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), bloqueou 7.892 celulares.

O programa permite que pessoas que tiveram celulares roubados ou furtados possam bloquear o aparelho em delegacias policiais ou por meio da Delegacia Eletrônica. Dessa forma, outros chips não poderão ser habilitados nos telefones.

A medida desestimula a prática criminosa, segundo explica o chefe da Divisão de Comunicação da PCDF, delegado Lúcio Valente. “O programa é uma rede eficiente de proteção e combate à criminalidade nos casos de roubos de celulares”.

[Olho texto=”O programa é uma rede eficiente de proteção e combate à criminalidade nos casos de roubos de celulares” assinatura=”Delegado Lúcio Valente, da Polícia Civil do DF” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Esses produtos, acrescentou o delegado, “têm alto valor de mercado e são fáceis de serem comercializados ou trocados por drogas ou armas”.

Para que o bloqueio seja possível, é necessário que a vítima faça o registro da ocorrência de roubo ou furto na delegacia mais próxima.

Ela pode ainda acessar a Delegacia Eletrônica, informar o número da linha, nome e CPF do titular (caso não seja a própria vítima) e código de identificação do celular — o Imei (International Mobilie Equipament Identity, em inglês).

O número do Imei não é obrigatório no caso de registro presencial em uma das delegacias de polícia. Mas facilita a validação das informações e o efetivo bloqueio. Celulares com mais de um chip têm mais de um código identificador.

Levantamento feito pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, em 2017, mostrou que em 74% dos roubos cometidos contra pedestres, o alvo dos bandidos era o telefone celular.

Os cidadãos também podem contribuir com o combate a esse crime denunciando o comércio ilegal de aparelhos por meio do site da PCDF, pelo disque denúncia, no telefone 197, opção 0.

Outra opção é mandar um e-mail para: denuncia197@pcdf.df.gov.br ou ainda pelo WhatsApp (61) 98626-1197.