14/11/2018 às 13:08

Avanços da iniciativa Cidades Lixo Zero serão apresentados em Brasília

De 28 de novembro a 5 de dezembro, evento mostrará experiências de sucesso do uso correto de resíduos recicláveis e orgânicos

Por Da Agência Brasília

Brasília sediará de 28 de novembro a 5 de dezembro o Cidades Lixo Zero – Avanços Rumo a Destinos Sustentáveis. A programação é gratuita e composta por quatro eventos principais (lista abaixo).

O objetivo é trocar experiências sobre como cada cidade trabalha os temas da geração de resíduos sólidos e da sustentabilidade. As inscrições podem ser feitas no portal do Cidades Lixo Zero.

Entre os projetos que disseminam práticas e exemplos bem sucedidos de Lixo Zero, será mostrada a proposta da quadra 113 da Asa Sul, pioneira em Brasília na aplicação da metodologia.

[Olho texto=”O conceito Lixo Zero significa aproveitar ao máximo os resíduos recicláveis e orgânicos e dar a eles o encaminhamento correto” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

A iniciativa — com participação dos moradores — tornou-se um sucesso a ser replicado. Eles encontraram soluções para separar o lixo, reaproveitar os materiais e reduzir o volume de resíduos sólidos descartados.

O conceito Lixo Zero significa aproveitar ao máximo os resíduos recicláveis e orgânicos e dar a eles o encaminhamento correto.

Presente em cidades do Brasil, da Itália, da Eslovênia, dos Estados Unidos, do Japão, das Filipinas e da África do Sul, o conceito consiste em reduzir – ou até eliminar – o envio desses materiais para aterros sanitários ou para incineração.

Na programação, estão previstas também palestras, oficinas, entrega da premiação Título Atitude Cidadã 2018 para iniciativas de destaque na causa e a exibição do documentário Cidades Lixo Zero, em sessão única no Cine Brasília.

O filme leva a reflexões sobre os impactos da mudança do comportamento individual e em sociedade quanto ao consumo e à responsabilidade sobre resíduos gerados.

O evento é promovido pelo Instituto Lixo Zero Brasil com realização do Instituto Desponta Brasil em parceria com o governo do Distrito Federal.

Programação principal

Palestras e oficinas
Em 28 e 29 de novembro
Das 8 às 18 horas
No Instituto Federal de Brasília (Quadra 610 Norte)


Apresentação do projeto da quadra 113 Sul
Em 1º de dezembro
Das 9 às 12 horas
Na praça central da quadra 113 Sul

Entrega do prêmio Título Atitude Cidadã 2018
Em 3 de dezembro
Das 19 às 23 horas
No Museu da República

 

Lançamento do documentário Cidades Lixo Zero
Em 5 de dezembro
Às 19 horas
No Cine Brasília