06/12/2018 às 15:24, atualizado em 06/12/2018 às 16:05

Codeplan lança plataforma que concentra dados estatísticos do DF

Sistema organiza as informações e facilita o acesso do cidadão comum às pesquisas. Divulgação da novidade ocorreu na sede da empresa, nesta quinta (6)

Por Dávini Ribeiro, da Agência Brasília

A Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) lançou, nesta quinta-feira (6), o Sistema de Informações Estatísticas do Distrito Federal (SIEDF). O portal unifica as informações das plataformas criadas desde 2016, como o Brasília em Números e o Brasília em Mapas.

[Olho texto='”O SIEDF permite a integração e o compartilhamento de dados de forma mais eficiente e rápida”‘ assinatura=”Lucio Rennó, presidente da Codeplan” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O  site organiza a ferramenta lançada em novembro de 2017.  O sistema foi implementado para sistematizar os dados estatísticos criados nos órgãos do governo de Brasília, a fim de facilitar o acesso da população em geral às pesquisas publicadas.

“O SIEDF permite a integração e o compartilhamento de dados de forma mais eficiente e rápida. Além de ampliar a participação da companhia na implementação ou no redesenho de políticas públicas”, ressaltou o presidente da Codeplan, Lucio Rennó.

O portal traz, por exemplo, dados do mercado de trabalho local e índices de crimes divididos por tipo e regiões administrativas. A categorização possibilita o filtro das buscas.

O que são dados estatísticos

Entende-se como dados estatísticos os registros administrativos e numéricos mantidos pelos órgãos públicos no cumprimento das tarefas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Eles representam, ainda, o conjunto de informações econômicas, sociais e demográficas necessárias para a implementação de políticas públicas do Executivo local.

Edição: Marcela Rocha