11/12/2018 às 09:00, atualizado em 11/12/2018 às 10:19

Fazenda lança primeiro aplicativo de serviços

Nova ferramenta permite pagar IPVA, validar comunicados da secretaria por e-mail e consultar avisos e notícias

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Fazenda

Já está disponível na loja do Google Play o primeiro aplicativo para celular desenvolvido pela Secretaria de Fazenda, o SeFAZ DF.

Lançada exclusivamente para smartphones com o sistema operacional Android, a nova ferramenta deverá ter a versão para iOS ainda no primeiro semestre de 2019.

Já está disponível na loja do Google Play o primeiro aplicativo para celular desenvolvido pela Secretaria de Fazenda, o SeFAZ DF.

Já está disponível na loja do Google Play o primeiro aplicativo para celular desenvolvido pela Secretaria de Fazenda, o SeFAZ DF. Foto: Jorge Cardoso/Agência Brasília

Neste primeiro momento, a tecnologia permite fazer consultas e dá acesso a serviços, como o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Para isso, basta o usuário se cadastrar, acessar a área restrita e informar o número do registro nacional de veículos automotores (Renavam) — até o limite de dez carros, por CPF ou CNPJ.

Quem já tem o cadastro do Nota Legal poderá aproveitar as informações.

Ao listar os débitos de IPVA (vencidos ou não), o contribuinte tem a opção de copiar a linha digitável do boleto para quitar o imposto.

Outra facilidade é a validação de e-mails enviados aos inadimplentes pela cobrança administrativa da Fazenda por correio eletrônico ou SMS.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Uma palavrachave, escolhida pelo contribuinte no momento do cadastro no aplicativo, aparecerá nas mensagens encaminhadas pela secretaria. Segundo a pasta, trata-se de um mecanismo criado para combater fraudes.

O SeFAZ DF trará, ainda, notícias do órgão e, no menu Contato, o cidadão poderá mandar e-mails com elogios, sugestões ou apontar eventual falha detectada durante o uso do aplicativo para que seja providenciada a correção.

Futuramente, a ideia é que a plataforma ofereça mais tipos de serviços e consultas referentes aos temas de responsabilidade da Secretaria de Fazenda.

Agências da Receita atendem em horário especial na sexta (14)

Quatro agências da Receita do Distrito Federal funcionarão, excepcionalmente, em 14 de dezembro, das 9 às 12 horas:

  • Agência Sul (Estação 108 Sul do Metrô, Lojas 1 e 2 e 6/10)
  • Taguatinga (CNA 3, Praça do DI)
  • Gama (Quadra 1, Área Especial – Setor Central)
  • Planaltina (SHD, Bloco C)

A mudança no expediente se deve ao balanço anual das atividades e à organização dos pontos de atendimento.

Já o funcionamento da Agência Empresarial e da Gerência de Cadastro Fiscal (Gecaf), na Junta Comercial do DF, permanece inalterado.

Ambas abrem de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30 e das 10 às 16 horas, respectivamente.

Outra opção para quem necessitar de atendimento presencial é procurar um dos postos do Na Hora. Veja a lista com horários e endereços.

A maioria dos serviços da Fazenda está disponível no portal da pasta, e as solicitações podem ser encaminhadas via Atendimento Virtual.

Edição: Raquel Flores