11/12/2018 às 12:33, atualizado em 11/12/2018 às 12:40

Ministro José Mucio toma posse na presidência do TCU

Em sessão na manhã desta terça (11), Ana Arraes foi empossada vice-presidente do órgão. Governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou da solenidade

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

O ministro José Mucio Monteiro tomou posse como presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) na manhã desta terça-feira (11). Na ocasião, a ministra Ana Arraes, que acumulará a função de corregedora, foi empossada vice-presidente do órgão.

O ministro José Mucio Monteiro tomou posse como presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) na manhã desta terça-feira (11). Governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou da solenidade.

O ministro José Mucio Monteiro tomou posse como presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) na manhã desta terça-feira (11). Governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou da solenidade. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

A solenidade foi presidida pelo atual chefe da Corte, ministro Raimundo Carreiro, na sede do tribunal. Entre as autoridades estavam presentes o presidente da República, Michel Temer, e o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.

Conforme o regimento do tribunal, o mandato de presidente é de um ano, com possibilidade de reeleição por igual período. A gestão começa em 1º de janeiro.

“O ano de 2019 representará um desafio para todas as instituições, pois para a população inicia-se um período de grande expectativa”, avaliou Monteiro na cerimônia. “Vamos concentrar nossos esforços nas áreas de infraestrutura, desenvolvimento nacional, transparência, fomento à fiscalização e combate às desigualdades regionais”, listou.

Após nove anos de atuação no TCU, José Mucio chega à presidência do órgão com a missão de comandar a fiscalização dos gastos do primeiro ano de mandato do presidente eleito Jair Bolsonaro.

Carreira

A trajetória política de José Mucio Monteiro começou em 1974, na cidade de Rio Formoso, em Pernambuco, quando foi eleito vice-prefeito do município, pela extinta Arena.

Em 1986, disputou o governo de Pernambuco pela Frente Democrática, mas foi derrotado por Miguel Arraes, pai de Ana Arraes.

Quatro anos depois, ele conquistou o primeiro de cinco mandatos de deputado federal. José Mucio foi ainda ministro das Relações Institucionais no segundo governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que o nomeou para o Tribunal de Contas da União.

Edição: Amanda Martimon