12/12/2018 às 20:39, atualizado em 12/12/2018 às 21:15

Jardim Botânico recebe concerto da Obach no domingo (16)

Especializada em música barroca, Orquestra Brasileira de Arte, Cultura e História se apresentará às 11 horas no Centro de Visitantes

Por Da Agência Brasília

A Orquestra Brasileira de Arte, Cultura e História (Obach) se apresenta no Centro de Visitantes do Jardim Botânico no domingo (16), às 11 horas.

Com pouco mais de dois anos de existência e 12 músicos, o grupo se especializou na interpretação de músicas barrocas compostas no século 18.

[Numeralha titulo_grande=”1,5 mil pessoas” texto=”Média de público em cada concerto da Obach” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Para o concerto no Jardim Botânico serão nove integrantes (quatro violinos, duas violas, um violoncelo, um contrabaixo e um cravo) e dois cantores convidados.

Em média, o grupo tem atraído 1,5 mil pessoas por apresentação. Desde que foi criado, foram 11, em Brasília e nos Estados Unidos.

Para a musicista e professora Kathia Pinheiro, uma das fundadoras da orquestra, o público que comparece aos espetáculos de música clássica na cidade é diversificado e interessado.

“É uma plateia bastante sedenta. Não importa qual seja a época, o estilo musical clássico mexe com o DNA das pessoas. Elas querem nutrir o espírito, e isso acontece”, avalia a violinista, que foi [tooltip title=”O spalla (em italiano, ombro) ou concertino (termo utilizado em Portugal) é o nome dado ao primeiro-violino de uma orquestra. Ele fica na primeira estante, à esquerda do maestro, é o último musicista a subir ao palco e responsável pela afinação dos demais instrumentos antes de o regente entrar.” placement=”right”] spalla [/tooltip] da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro por 22 anos.

[Olho texto='”Não importa qual seja a época, o estilo musical clássico mexe com o DNA das pessoas”‘ assinatura=”Kathia Pinheiro, uma das idealizadoras da orquestra” esquerda_direita_centro=”direita”]

No repertório deste domingo, serão executadas composições de Antonio Vivaldi, Arcangelo Corelli, Georg Friedrich Händel, Johann Sebastian Bach e Wolfgang Amadeus Mozart, além do Cânon Pachelbel.

Para entrar no Jardim Botânico, é necessário pagar o ingresso de R$ 5, mas a apresentação da orquestra será gratuita. No entanto, os organizadores pedem a doação de 1 quilo de alimento não perecível.

As contribuições irão para o Instituto Vida Positiva, que atende crianças e adolescentes que convivem com HIV-aids.

Como surgiu a Obach

Os dois principais idealizadores da orquestra são a própria Kathia Pinheiro e o musicista Airan D’Sousa. A fundação ocorreu em julho de 2016, e a estreia foi cinco meses depois, no Santuário Dom Bosco (702 Sul).

A formação atual conta com cinco violinos, duas violas, três violoncelos, um contrabaixo e um cravo.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Em dezembro de 2017, a Obach tocou na Our Lady Of Pompeii Shrine Church e no Theatro Dimmena Center for Classical Music, ambos os locais em Nova York.

Ao todo, foram cinco concertos nos Estados Unidos com interpretações de obras barrocas brasileiras do padre José Maurício Nunes Garcia e de João MacDowell, compositor brasileiro que mora há 20 anos na cidade nova-iorquina.

Concerto da Orquestra Brasileira de Arte, Cultura e História (Obach) no Jardim Botânico

16 de dezembro (domingo)

Às 11 horas

No Centro de Visitantes

O Jardim Botânico de Brasília fica no Setor de Mansões Dom Bosco (na subida da QI 23 do Lago Sul) e abre de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas. A entrada custa R$ 5 por pessoa. Crianças até 12 anos incompletos, idosos a partir dos 60 anos e pessoas com deficiência são isentos.

Das 7 às 8h50, o acesso é permitido somente para pedestres e ciclistas, sem cobrança de ingresso.

Edição: Raquel Flores