15/12/2018 às 09:03, atualizado em 15/12/2018 às 18:01

Núcleo Bandeirante, a Cidade Livre, completa 62 anos

Tradicional jogo de futebol entre solteiros e casados da região administrativa — parte do calendário oficial de eventos do DF — marcará comemoração do aniversário na quarta (19)

Por Da Agência Brasília

O Núcleo Bandeirante, região administrativa que recepcionou grande parte dos trabalhadores responsáveis pelas obras de construção de Brasília, completa 62 anos na quarta-feira (19).

O Núcleo Bandeirante, região administrativa que recepcionou grande parte dos trabalhadores responsáveis pelas obras de construção de Brasília, completa 62 anos na quarta-feira (19).

O Núcleo Bandeirante, região administrativa que recepcionou grande parte dos trabalhadores responsáveis pelas obras de construção de Brasília, completa 62 anos na quarta-feira (19). Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Para comemorar, haverá a tradicional partida de futebol entre solteiros e casados da cidade que ocorre todo ano desde 1958. A disputa será das 9 às 17 horas, no Estádio Vasco Viana de Andrade, conhecido como Estádio da Metropolitana.

O evento integra o calendário oficial de eventos do Distrito Federal desde o ano passado, com a sanção da Lei nº 5.926.

São vários jogos durante o dia até chegar ao time vencedor do ano. A entrada é gratuita e aberta para toda a comunidade.

Núcleo Bandeirante foi criado com intuito comercial

O Núcleo Bandeirante constitui um dos principais núcleos de povoamento anteriores à inauguração de Brasília. Por isso, também era conhecido como Núcleo Pioneiro.

À época da construção da capital federal, a região tinha função apenas comercial. Porém, com o objetivo de incentivar o comércio, foi oferecido benefícios aos comerciantes, que poderiam fixar residência no local e ter isenção de impostos. Assim surgiu o primeiro nome do local, Cidade Livre.

[Olho texto=”O Núcleo Bandeirante era conhecido como Núcleo Pioneiro por abrigar grande parte dos trabalhadores que atuaram na construção de Brasília” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Em 1956, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) construiu as principais avenidas.

Os lotes eram emprestados sob a forma de comodato, isto é, sem escritura, já que o núcleo habitacional era temporário. A existência estava limitada ao período da construção de Brasília.

A partir de 1960, com a inauguração da capital, os contratos de comodato foram cancelados, e os comerciantes, transferidos. Mas os moradores reivindicaram a fixação.

Em 25 de outubro de 1989, por meio da Lei nº 49, o Núcleo Bandeirante foi oficializado como a oitava região administrativa do DF.

Em 2015, a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad) estimou a população urbana em 25.072 habitantes.