16/12/18 8:57
Atualizado em 16/12/18 às 9:12

Objetos achados e perdidos no metrô passam de 8 mil

Número é de janeiro a novembro deste ano. Itens mais esquecidos nos vagões e nas estações são documentos, chaves, óculos e guarda-chuvas, que ficam armazenados por 180 dias

Milhares de itens ordenados em prateleiras e caixas aguardam pelos donos. “Tem de tudo”, conta o inspetor de estação Joaquim Tito de Souza Filho, ao abrir as portas do depósito do Posto Central de Objetos Achados e Perdidos da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF).

Milhares de itens ordenados em prateleiras e caixas aguardam pelos donos. “Tem de tudo”, conta o inspetor de estação Joaquim Tito de Souza Filho, ao abrir as portas do depósito do Posto Central de Objetos Achados e Perdidos da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF).
Milhares de itens ordenados em prateleiras e caixas aguardam pelos donos. “Tem de tudo”, conta o inspetor de estação Joaquim Tito de Souza Filho, ao abrir as portas do depósito do Posto Central de Objetos Achados e Perdidos da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF). Foto: Tony Winston/Agência Brasília.

Os artigos mais perdidos são documentos, chaves, óculos e guarda-chuvas.

No posto, que fica na Estação Galeria, também estão remédios, moedas nacionais e estrangeiras, cartões do transporte público, bolsas, baldes, luvas de boxe, celulares e dentaduras.

De acordo com a empresa pública, de janeiro a novembro deste ano foram encontrados 8.071 objetos, e os locais onde as pessoas mais esquecem algo são as Estações Shopping e Central.

Foi o caso do servidor público David Duarte Amaral, de 52 anos. Na quarta-feira (12), ele recuperava um guarda-chuva esquecido, na semana anterior, na estação da Rodoviária do Plano Piloto.

“Eu o coloquei encostado no apoio de braço, estava com muita pressa e saí. Quando lembrei, já estava no ônibus, não dava mais para voltar”, conta. David ficou em contato por telefone com funcionários do posto para saber se o guarda-chuva chegaria por lá.

Essa não foi a primeira vez que ele recorreu ao serviço. “Outra vez esqueci uma bolsa, que foi encontrada. Entregaram aqui e consegui resgatar”, recorda.

O Posto Central de Objetos Achados e Perdidos do Metrô-DF funciona desde 1998.

posto achados e perdidos metrô-df

O que fazer ao perder ou encontrar um objeto no Metrô?

Ao encontrar um objeto, o passageiro deve entregá-lo a um servidor do Metrô-DF, que o catalogará e encaminhará ao posto. “Se tiver um telefone, nós ligamos e pedimos para a pessoa vir buscar”, explica o inspetor Joaquim Tito.

Quem perdeu algo em alguma estação específica pode procurar qualquer funcionário no local para obter informações. Caso o item seja localizado, poderá ser retirado.

Do contrário, a recomendação é ir ao posto central ou entrar em contato pelo telefone (61) 3353-7337. O número atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. Sugere-se dar o máximo de informações e características do item perdido.

O armazenamento é feito por 180 dias. Depois, os itens em boas condições são doados, e o restante é descartado.

Posto Central de Objetos Achados e Perdidos do Metrô-DF
De segunda a sexta-feira
Das 7 às 19 horas
Na Estação Galeria
(61) 3353-7337

Edição: Amanda Martimon

Galeria de Fotos

Achados e Perdidos do Metrô reuniu mais de 8 mil objetos em 2018

Últimas notícias
23/1/19 19:11
Sarney Filho apresenta prioridades da Sema a deputados distritais

 O secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal, Sarney Filho, recebeu na manhã desta quarta-feira (23) o deputado Eduardo Pedrosa (PTC), presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Ciência e Tecnologia da Câmara Distrital.

23/1/19 18:30
Distrito Federal quer ampliar PPP’s

Delegação de representantes da China conhece oportunidades de investimento

22/1/19 19:37
SOS DF supera 12 mil ações em 20 dias

41 tipos de serviços, entre os quais substituição de lâmpadas, roçagem, podas de árvores, remoção de lixo, pintura de faixa, limpeza de boca de lobo e desobstrução da rede, além da operação tapa-buraco

22/1/19 16:36
Rodovia DF-285 será asfaltada

Governador Ibaneis assina ordem de serviço para licitação das obras e inaugura ginásio de esporte no PAD-DF. Ações fazem parte do SOS DF Rural