25/01/2019 às 17:47, atualizado em 29/01/2019 às 11:25

Dia da Visibilidade Trans será celebrado no DF

Ativismo pela visibilidade trans vai durar 15 dias. Programação contará com mesas temáticas, lançamento de cartilha, cursos e diversas outras atividades culturais

Por Agência Brasília

Dia da Visibilidade Trans é celebrado hoje

O Governo do Distrito Federal vai participar das ações em comemoração ao Dia da Visibilidade Trans, celebrado nesta  terça-feira (29). A Subsecretaria de Direitos Humanos da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) preparou uma programação de ativismo pela visibilidade trans que terá 15 dias de duração. A proposta é evidenciar o reconhecimento de direitos e afirmação da cidadania para a população de travestis, mulheres transexuais e homens trans.

As atividades começaram sexta-feira (25) com o lançamento de cartilha e roda de conversa da campanha Livres e Iguais da Organização das Nações Unidas e se estendem até o dia 8 de fevereiro, quando será realizada uma audiência pública na Câmara Legislativa. A programação contará ainda com mesas temáticas, cursos e diversas outras atividades culturais.

Entre os eventos organizados pela Sejus, destacam-se o ato contra a transfobia – “Se plantarmos respeito, colheremos mais amor”, nesta quarta-feira (30) no Parque da Cidade, o curso “Descontruindo Preconceitos”, que será ministrado no dia 2 de fevereiro na Ceilândia e a III Solenidade em Homenagem às Pessoas Trans, que ocorrerá no dia 5 de fevereiro no Palácio do Buriti.

[Olho texto='”O apoio a essas iniciativas é uma forma de contribuir para a garantia de direitos e empoderamento dos travestis, transexuais e transgêneros”‘ assinatura=”Gustavo Rocha, secretário de Justiça e Cidadania” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O Dia da Visibilidade Trans é comemorado no Brasil desde 2004 quando um grupo de ativistas trans participaram do lançamento da primeira campanha contra a transfobia, promovida pelo Departamento GST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. O objetivo era ressaltar a importância da diversidade e respeito para o Movimento Trans. A data passou então a representar a luta cotidiana de pessoas trans pela garantia de direitos e pelo reconhecimento da sua identidade, principalmente as que se encontram em situação de vulnerabilidade.

No DF, a data é celebrada desde 2017, graças ao esforço da Coordenação de Diversidade LGBT (CODIV) para reunir toda a programação alusiva ao Dia da Visibilidade Trans. “O apoio da secretaria a essas iniciativas é uma forma de contribuir para a garantia de direitos e empoderamento dos travestis, transexuais e transgêneros“, declara o secretário da Sejus, Gustavo Rocha.

“A programação está bastante diversificada e conta com a participação de várias entidades, como a ONU, o Ministério da Mulher e Direitos Humanos, a Universidade de Brasília (UnB) e a Defensoria Pública do Distrito Federal, dentre outros”, informou a coordenadora de Diversidade LGBT da Sejus, Paula Benett.

Confira a programação: