25/01/2019 às 12:28, atualizado em 25/01/2019 às 13:11

Orquestra Sinfônica se apresenta em hospitais de Brasília até 31 de janeiro

Ao promover concertos musicais em unidades hospitalares, GDF reforça compromisso com a saúde e com a cultura

Por Agência Brasília*

Músicos da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional se apresentam para pais e pacientes no Hospital da Criança. Foto: Lúcio Bernardo Jr./ Agência Brasília

Começou em 23 e vai até 31 de janeiro uma série de apresentações da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro em hospitais públicos de Brasília. O projeto “Concertos da Saúde 2019” é uma iniciativa do Governo do Distrito Federal e faz parte de uma ação de fortalecimento da saúde pública, uma das prioridades do governador Ibaneis Rocha – nesse caso, em busca da humanização do atendimento na rede. Haverá apresentações no Hospital da Criança, no Hospital das Forças Armadas (HFA) e no Sarah Kubitscheck.

A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Saúde do DF e deve percorrer outras unidades públicas de saúde durante o ano. O projeto – desenvolvido e executado pela orquestra oficial do DF – é inédito no país e conta com a participação de quatro grupos de câmara.

Além das apresentações tradicionais, com a Orquestra Sinfônica completa, os músicos também vão se deslocar em pequenos grupos pelas dependências das unidades como ambulatórios e áreas de internação. Serão formados quartetos de cordas (violinos, violoncelo e viola), metais (trombone, trompete, trompas) e sopros (clarinete, fagote, flauta e oboé); trios de jazz (contrabaixo, trompete e percussão); e duos de violinos e violoncelos.

A ideia é deixar que a leveza e a alegria da música clássica se espalhem pelos ambientes de recuperação de pacientes, contribuindo para amenizar a tensão, o estresse e a angústia que normalmente caracterizam esses locais. Além de uma importante ação cultural de incentivo à formação de novos públicos, a atividade traz benefícios terapêuticos, contribuindo para o bem-estar físico e emocional das pessoas em tratamento.

Confira a programação completa do projeto Concertos da Saúde 2019:

  

*com informações da Secretaria de Cultura do Distrito Federal