30/01/2019 às 18:07, atualizado em 31/01/2019 às 13:49

GDF lança ação para receber novos deputados e senadores

Parlamentares terão recepção especial ao assumir suas funções na cidade, com a campanha “Uma nova Brasília recebe um novo Brasil”, iniciativa da Secretaria do Turismo

Por Agência Brasília

Na Câmara Legislativa, Vice-governador Paco Britto e Secretária de Turismo Vanessa Mendonça, apresentam campanha “Uma nova Brasília, recebe um novo Brasil”/Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

A iniciativa tem o objetivo de revitalizar o turismo local e organiza de maneira criativa a recepção dos novos deputados e senadores, que começam a chegar com parentes à capital e tomarão posse no Congresso Nacional, em 1º de fevereiro.

A campanha envolve ações desde o pouso em solo brasiliense até a chegada ao hotel dos parlamentares e suas famílias – em um número estimado pela pasta em 5,5 mil pessoas – passando pelas ruas da cidade. O ponto alto será neste domingo (03/02), com a solenidade de Troca da Bandeira, na Praça dos Três Poderes.

A ação de recepção no aeroporto e a campanha “Uma nova Brasília recebe um novo Brasil” serão realizadas até a próxima segunda-feira (04/02). No domingo (03/02), haverá a campanha de chamamento para o Hasteamento da Bandeira. “Queremos apresentar uma nova Brasília para um novo Brasil. A cidade é reconhecida como um dos destinos turísticos mais belos do mundo e está pronta para ser explorada e vivenciada”, explicou a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça.

E, ao longo do mês, serão realizadas as campanhas “Brasília é Turismo Cívico”, “Brasília é Turismo Gastronômico”, “Brasília é Turismo Religioso”, “Brasília é Turismo De Eventos”, “Brasília é Turismo Rural” e “Brasília é Turismo Arquitetônico”. As campanhas serão feitas por meio de mídias externas, com imagens da cidade que remetem a esses diversos tipos de turismo.

Aeroporto JK

O trabalho envolve uma decoração especial do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. Os visitantes serão recebidos por 30 rapazes e moças do projeto “Jovens Candangos”. Eles distribuirão folhetos sobre o turismo local, com fotos e informações sobre os monumentos e as atrações da cidade. A área de desembarque também está decorada com ipês amarelos – marca do Governo do Distrito Federal.

De acordo com o vice-governador do DF, Paco Britto, a iniciativa pretende mostrar a importância do turismo para a região. “Queremos fazer uma parceria para o bem de Brasília. Temos um interesse grande em desenvolver o turismo no DF, queremos que o turista visite, fique e conheça a cidade. Queremos a Inframerica como uma grande parceira. Precisamos da iniciativa privada. Vamos fazer uma nova Brasília”, declarou o vice-governador.

[Olho texto='”Queremos fazer uma parceria para o bem de Brasília. Temos um interesse grande em desenvolver o turismo no DF, queremos que o turista visite, fique e conheça a cidade”‘ assinatura=”Paco Britto, vice-governador do DF” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Pontos turísticos

No trajeto para os hotéis, em micro-ônibus adesivados em parceria com a TCB, e nos próprios estabelecimentos, os visitantes poderão conferir imagens dos pontos turísticos. “A ação mostra o que Brasília é por meio dos seus pontos turísticos”, explica a secretária Vanessa Mendonça.

O Congresso Nacional passa, na atual legislatura, por uma grande renovação. Dos 594 parlamentares, 289 (48%) são novatos. Juntos, os parlamentares que tomarão posse poderão convidar até 5,5 mil pessoas. Além dos que vão ter a honra de acompanhar a solenidade no Congresso Nacional, a expectativa é que outros familiares, amigos e correligionários venham à cidade prestigiar a ocasião.

“Muitos dos que virão acompanhar o momento conhecem Brasília pela televisão, fotos e cinema. Pensam na cidade apenas como o centro do poder. Vamos mudar essa visão e mostrar a diversidade de turismo que temos”, comentou Vanessa. “O governador Ibaneis é um líder que nos motiva a desenvolver um trabalho conjunto. Nesta ação estamos em parceria com a TCB, com a Novacap e a Inframérica, por exemplo, que nos cedeu um novo Centro de Atendimento ao Turista novo, que vai nos ajudar a receber os visitantes de maneira diferenciada”, afirmou.

Parcerias

A Setur negociou a disponibilização dos “Jovens Candangos” com a Secretaria de Juventude. “Esse contato com os visitantes para a promoção do turismo é importante para a formação desses jovens. Eles podem despertar o interesse pelo assunto e descobrir que querem trabalhar com alguma atividade ligada a esse segmento da economia”, enfatizou o secretário de Juventude, Léo Bijos. “Temos que recolocar Brasília na rota do mundo. E iniciativas como essa só colaboram.”

Os jovens foram capacitados sobre como receber os visitantes, com a supervisão de guias de turismo cadastrados. O treinamento foi coordenado pela vice-presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do DF, Maria José Carvalho, e o departamento de qualificação da Setur.

Outro parceiro da ação é a Inframerica, responsável pelo aeroporto de Brasília. A empresa cedeu os espaços e deu apoio para a realização da ação. “O aeroporto é a porta de entrada da capital federal. Apoiamos iniciativas que apresentem Brasília como opção turística. Temos interesse em ajudar a incrementar o turismo na região. Somos o terceiro maior aeroporto do Brasil e temos infraestrutura para receber passageiros dos mais diversos perfis”, disse Jorge Arruda, diretor-presidente da Inframerica.

“Vamos mostrar o que a nossa cidade tem de bonito e o potencial turístico da capital do país. Brasília é um museu a céu aberto e já passou da hora disso ser explorado. Estimular o setor significa movimentar a economia, gerando emprego e renda. Brasília tem condições de mostrar para as pessoas que por meio do turismo podemos atrair mais e mais pessoas. Temos que resgatar o turismo brasiliense”, afirmou o deputado distrital Eduardo Pedrosa, presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo, da Câmara Legislativa.

A secretária Vanessa Mendonça adianta que uma das características da sua gestão à frente da pasta será a busca de parcerias para a divulgação das atividades de turismo que Brasília oferece. “O turismo gera empregos e milhares de empresas se beneficiam dessa atividade econômica em Brasília. As parcerias beneficiam a todos. Quando alavancamos o turismo, aquecemos a economia”, ressaltou Vanessa.

Troca da Bandeira

A Secretaria de Turismo também organiza, com o Ministério da Defesa, a solenidade de Troca de Bandeira, que ocorre nos primeiros domingos de cada mês. A próxima substituição está marcada para o dia 3 de fevereiro, e será uma oportunidade de os novos parlamentares participarem da primeira solenidade cívica após a posse. O monumento na Praça dos Três Poderes, com um mastro de 100 metros de altura, consta do Guiness Book como a maior bandeira hasteada do mundo. O símbolo possui 20 metros de largura por 14 metros de altura e pesa 40 quilos.