06/02/2019 às 12:25, atualizado em 06/02/2019 às 15:19

Começam as obras na Barragem do Paranoá

Pelos próximos 15 dias, o local passará por trabalhos de recuperação do asfalto, em mais uma etapa do programa SOS DF

Por Agência Brasília

DER iniciou o recapeamento do asfalto da ponte sobre a barragem do Lago Paranoá. Previsão de conclusão da obra é de 15 dias. Fotos: Lúcio Bernardo Jr / Agência Brasília

 

A bela paisagem da Barragem do Paranoá ganhou a companhia de máquinas e trabalhadores nesta quarta-feira (6/2). Pelos próximos 15 dias, o local passará por obras de recuperação do asfalto. A medida é mais uma etapa do programa SOS DF, do Governo do Distrito Federal, que tem como objetivo recuperar a cidade.

De segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, funcionários do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) vão operar na barragem até a conclusão das obras. Segundo o DER, cerca de 30 mil pessoas transitam no local por dia.

A recuperação asfáltica ocorrerá nos 630 metros de extensão do trecho que cruza a represa. A equipe envolvida é de 50 servidores, que vão aplicar em torno de 800 toneladas de massa asfáltica.
Os trabalhos vão ter início no sentido Paranoá-Lago Sul e, em seguida, na via contrária. Para reduzir os transtornos dos condutores, agentes do DER farão uma operação pare e siga, alternando o sentido do trânsito conforme a demanda.

“O objetivo é dar maior segurança à estrutura da barragem do Paranoá e conforto aos veículos que transitam no local”, explica Cristiano Alves Cavalcanti, superintendente de obras do DER. Além dos reparos no asfalto, a companhia fará desobstrução e manutenção da drenagem, além de um estudo para redução de velocidade no local.
A partir de 1º de março, será proibido o trânsito de veículos e caminhões pesados (acima de dois eixos) na barragem. A sinalização e a indicação de rotas alternativas serão informadas pelo DER.

Benefício para a população
Proprietário da Churrascaria Paranoá, instalada ao lado da barragem desde 1956, Fábio Martins dos Santos destaca a utilidade dos reparos no local. “Vai trazer benefício para muitos, não só para quem mora na região”, aponta Fábio.

Medida que também recebe elogios do caminhoneiro Juvenal de Sousa. “Por enquanto não vamos poder passar aqui, mas depois vai melhorando. Devagar vai melhorando”, diz. Ideia que é compartilhada pelo motorista de veículo pesado Sérgio Teixeira. “Depois de tantos acontecimentos (acidentes e desabamentos) nada mais justo essas (medidas) preventivas. Traz segurança para todos”, avalia.