06/02/2019 às 14:19, atualizado em 06/02/2019 às 16:55

SOS DF revitaliza área externa da Catedral de Brasília

Espelho d´água, calçadas e gramado ganham um cuidado especial do programa do GDF. Turistas e comerciantes locais elogiam iniciativa

Por Agência Brasília

Revitalização da área externa da Catedral, um dos mais visitados pontos turísticos do DF. Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

A área externa da Catedral de Brasília está em manutenção. A Novacap trabalha no reparos do espelho d’água, calçadas e gramado nas proximidades do monumento, um dos queridinhos no roteiro dos turistas. A ação faz parte do programa do Governo do Distrito Federal – S.O.S/DF. Apesar das intervenções, a igreja está liberada para visitação.

Segundo a Novacap, o espelho d´água estava sujo e apresentava buracos e com rachaduras na estrutura. “O sistema de escoamento da estrutura também foi desobstruído para evitar transbordamentos e desperdício de água. Foram necessárias três equipes com um total de 14 servidores divididos entre pedreiros, encarregados e jardineiros”, informou a assessoria de imprensa da companhia.

Os turistas Rodrigo Aurélio, de 41 anos, e Lucitania Mantelli, de 36, moradores de Santa Catarina, elogiaram a iniciativa. O casal já esteve em Brasília outras vezes e, hoje, perceberam a diferença e a preocupação de preservar o monumento. “É um ponto turístico muito atraente. Esse cuidado é muito importante porque o gramado estava precário”, comentou Aurélio. “Com certeza vai ficar mais bonito. Quando visitamos um local esperamos encontrá-lo bem cuidado. Percebemos que isso está acontecendo aqui”, disse Lucitania.

Everaldo Pereira, 34 anos, trabalha há quatro anos vendendo garrafas de água na porta da Catedral. “Ouço sempre os turistas reclamarem da falta de cuidado com a igreja. A grama estava velha, queimada e feia. Estamos na área central de Brasília. Recebemos pessoas de todos os lugares do mundo aqui. Todos os dias chegam muitas caravanas. É preciso essa atenção”, destacou Everaldo.

Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a Catedral Metropolitana de Brasília é o ponto turístico mais visitado de Brasília. Foi o primeiro monumento a ser criado na capital do país. A pedra fundamental dela foi lançada em 12 de setembro de 1958 e a estrutura ficou pronta em 1960.

Confira aqui a tabela com as ações do SOS DF Obras.

RELATÓRIO DIÁRIO