08/02/2019 às 18:17, atualizado em 11/02/2019 às 10:30

Operação Volta às Aulas será retomada a partir de hoje

Segunda fase da operação tem como foco os estudantes da rede pública do Distrito Federal

Por Agência Brasília

Tony Winston / Agência Brasília

 

A poucos dias do retorno do ano letivo para o ensino público, o GDF já entrou em ação. Para aumentar a segurança nas proximidades das escolas da rede pública de ensino e garantir a fluidez no trânsito, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF) farão, a partir desta segunda-feira (11/02), a segunda fase da Operação Volta às Aulas. O Comando de Policiamento Escolar (CPEsc), da PMDF, e o Núcleo de Campanha Educativa de Trânsito, do Detran/DF, serão os responsáveis pelas ações. A primeira fase das operações ocorreu no início deste mês, com foco no retorno às aulas pelas escolas particulares.

A PMDF realizará atividades durante uma semana nas proximidades das escolas. O Centro Educacional Nº 1, da Estrutural, será o primeiro a receber a ação dos policiais. A escola passa a integrar, também a partir desta segunda-feira, o programa piloto de escolas militares, como resultado de parceria entre as secretarias de Educação e de Segurança Pública do DF.

Além da distribuição de cartilhas e reforço no policiamento, o Teatro Rodovia e o Projeto Lobo Guará, da PMDF, farão apresentações sobre segurança no trânsito e os cuidados com a fauna e flora do cerrado. Também serão realizadas palestras educativas para pais e alunos, abordando temas voltados para a prevenção da violência. Para isso, é necessário solicitar o agendamento pelos telefones 3190-3761, 3190-3765, 3190-3766, 3910-1669.

Envolvimento dos pais

“É importante fazermos essas orientações e participar deste momento junto às escolas para que as aulas sejam retomadas de forma tranquila”, declarou o comandante do 1º Batalhão de Policiamento Escolar, major Roberto Lobato Marques. Lobato também lembrou da importância do envolvimento do pais com o ambiente escolar. “Conhecer os amigos dos filhos, verificar as mochilas, acompanhar entrada e saída das escolas é fundamental”, explicou. A primeira fase da operação começou entre os dias 5 e 8 de fevereiro.

O Detran/DF desenvolverá blitz educativas nas proximidades das escolas até o fim de fevereiro. Para a diretora de Educação de Trânsito, Rafaela Albuquerque, o principal objetivo da campanha Volta às Aulas é conscientizar os pais e alunos nesse início de ano letivo sobre velocidade permitida em área escolar, o respeito a travessia sempre na faixa de pedestre, sinalização, condução de crianças pelo pulso – e não segurando pela mão – e a necessidade de verificação da regularidade do transporte escolar escolhido pelos pais.