16/02/2019 às 11:20, atualizado em 20/02/2019 às 16:44

Carnaval Social estreia em Santa Maria com apresentação da Orquestra Sinfônica

O evento passará ainda por nove regiões administrativas, levando cultura e capacitação

Por Agência Brasília

A celebração do aniversário de 26 anos de Santa Maria, nesta sexta-feira (15), foi o palco de estreia do Carnaval Social. O secretário de Cultura, Adão Cândido, fez o lançamento oficial da festa que segue com programações até domingo (17) na Praça Central.

A abertura do evento ficou por conta da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, que apresentou clássicos brasileiros como O Guarani e Aquarela do Brasil, mostrando a riqueza da nossa cultura.

O Carnaval Social é a primeira grande iniciativa, do governo Ibaneis Rocha, que traduz este compromisso da Secretaria de Cultura de democratização cultural. O projeto inovador leva diversão, capacitação e apresentações artísticas ao público. A ideia, segundo Adão Cândido, é descentralizar a folia, valorizando as produções locais e fortalecendo as atividades nas regiões administrativas.

Santa Maria foi a primeira localidade a receber o projeto, que vai contemplar nove cidades durante todo o período de carnaval. Elas receberão a estrutura da carreta equipada com salas de aula, estúdio de gravação e palco.

Segundo o secretário da Pasta, disponibilizar os bens culturais do Distrito Federal a todas as regiões administrativas é uma das prioridades desta gestão. “Nossa proposta é promover a difusão cultural de maneira integrada com as administrações, para que possamos levar cada vez mais cultura para os cidadãos brasilienses em todas as regiões”, explicou Cândido.

A deputada federal Paula Belmonte, a deputada distrital Jaqueline Silva, o administrador de Santa Maria Miro Gomes, o administrador do Park Way Jofre Nascimento, a administradora do Riacho Fundo I Ana Lucia, e o diretor presidente do Instituto de Gestão Estratégica da Saúde, Francisco Araújo, prestigiaram o evento, que teve oficinas, prestação de serviços e ainda show de diversas bandas locais.