19/02/2019 às 14:35, atualizado em 19/02/2019 às 17:43

Detran revitaliza sinalização de trânsito em todo o DF

As ações fazem parte do Programa SOS DF, que, desde o dia 11 de fevereiro, já atuou em regiões do Itapoã, Pôr do Sol, Sol Nascente, Gama, Asa Norte e Asa Sul

Por Agência Brasília

Fotos: Detran

Detran revitaliza sinalização de trânsito do DF

A Engenharia de Trânsito do Detran está revitalizando a sinalização horizontal e vertical de diversas regiões do Distrito Federal, seguindo o cronograma do Programa SOS DF.

Desde o dia 11 de fevereiro, as equipes do órgão já atuaram em regiões do Itapoã, Pôr do Sol, Sol Nascente, Gama, Asa Norte e Asa Sul. Ao todo, 209 placas de trânsito foram substituídas ou revitalizadas.

Várias ações foram realizadas na última semana. Na terça-feira (12), por exemplo, foram revitalizadas as faixas de pedestre e as vagas de estacionamento da Quadra 108 Sul, nas proximidades da Igrejinha. Na quarta-feira (13), as equipes que realizam serviço noturno revitalizaram a faixa de pedestre localizada em frente ao Colégio Elefante Branco, na 907 Sul, pintaram a avenida W1 e as vias comerciais das quadras 200/400 Sul. As rotatórias, marcas de canalização, faixas seccionadas e contínuas das entrequadras também foram sinalizadas.

Na quinta (14), foi a vez das faixas de pedestres e vagas de estacionamento das quadras 216/416, 210/410 e 412/413 Sul receberem uma nova mão de pintura. Na sexta-feira (15), a Engenharia sinalizou 27 lombadas no Cruzeiro e no Itapoã.

Para o barman Charles Vieira, 42 anos, a ação é fundamental porque facilita a vida tanto do pedestre quanto do motorista. “Com o tempo, a pintura desgasta. Por isso, é preciso renovar”, explica. O economista Joanes de Oliveira, 63, também aprovou a iniciativa e defende que ela seja estendida para todas as regiões do DF. “As sinalizações horizontais e verticais são fundamentais para o motorista”, esclarece. Já o chef de cozinha Éber de Souza, 38, fala da necessidade da manutenção feita pelo órgão. “É importante para a segurança dos pedestres”. A estudante Francisca Marques, 49, lembra que a ação evita acidentes.

Demandas

Nesta semana, entre os dias 18 e 22, o SOS DF estará no Recanto das Emas, Ceilândia e São Sebastião. Para o chefe do Núcleo de Sinalização Estatigráfica do Detran-DF, Luiz Brito, o SOS DF ajudou a organizar as demandas da Engenharia: “O bom do Programa é que todos os órgãos do Governo trabalham juntos, ao mesmo tempo, no mesmo local. O cidadão e os órgãos ganham muito com isso, pois se precisamos de um complemento para o trabalho das equipes e isso depende de outra pasta, ela está atuando conosco. Isso facilita bastante e otimiza o tempo de atendimento das demandas”, afirma Brito.

Equipes do SOS retornam à Ceilândia

Distante cerca de 26 Km do Plano Piloto e com aproximadamente 461 mil habitantes, Ceilândia recebe a segunda fase do SOS DF. Durante toda a semana, a cidade será bem cuidada pelas equipes da Novacap, DER, SLU, Caesb, CEB e Detran, com a realização de serviços de roçagem, tapa-buraco, troca de lâmpadas, sinalização, desentupimento de bocas de lobo, entre outros.

Até o momento já foram realizados reparos na tubulação de distribuição da rede de água, desobstruções e consertos na rede de coleta de esgoto e 420 metros de tubulação foram lavados. Além disso, já foram utilizadas 970 toneladas de massa asfáltica na operação tapa-buraco e mais de 900 metros quadrados de grama foram cortados.

O trabalho das equipes atende às prioridades elencadas pelas Administrações Regionais. No caso de Ceilândia, o foco desta semana se concentra nas proximidades do Condomínio Privê, nas margens da rodovia BR 070 e nas entrequadras 1/3, 3/5 e 13/15 do Setor O.

“Estamos trabalhando em parceria com as Administrações Regionais e com todos os órgãos envolvidos para reduzir ao máximo os transtornos sofridos pela população de Ceilândia. Importante ressaltar que o SOS DF não vai solucionar todos os problemas da região. Queremos ao menos resolver os emergenciais e, assim, proporcionar mais conforto aos cidadãos”, pondera o secretário de obras, Izidio Santos.

Confira o relatório com as ações do SOS DF

Relatório diário 1902