25/02/2019 às 13:10

GDF discute projeto do Parque Audiovisual de Brasília

Intenção do governador Ibaneis Rocha é destinar área para fomentar o setor de comunicação com espaço para emissoras e pólo de produções artísticas

Por Ian Ferraz

Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

GDF discute projeto do Parque Audiovisual de Brasília

O governador Ibaneis Rocha se reuniu nesta segunda-feira (25/2) com secretários de governo, membros da diretoria da Agência de Desenvolvimento (Terracap) e representante do setor da Comunicação para discutir o projeto do Parque Audiovisual de Brasília.

A intenção é aproveitar uma área de 150 mil metros quadrados, em região privilegiada do DF, para fomentar o setor. As principais emissoras de televisão teriam a possibilidade de construir suas sedes no terreno, localizado no Setor de Clubes Sul, próximo ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

O espaço poderá abrigar as seis emissoras classe especial (EBC, TV Brasília, Rede Globo, TV Bandeirantes, Rede Record e SBT) e ter um ambiente para ações da Secretaria de Cultura. O local deverá servir de espaço para produção de filmes e novelas, salas de cinema e teatro. O terreno também teria lojas e restaurantes para atrair o público local e turistas.

“O objetivo é ter uma área cultural que ficasse disponível para toda a população e turistas, um ambiente importante, gerando desenvolvimento e emprego”, pontua Gilberto Occhi, presidente da Terracap.

Lugar estratégico
Assim que o projeto for concluído ele será submetido às emissoras para as mesmas confirmarem ou não interesse em se transferir para o local. “É um lugar estratégico de Brasília, inclusive porque algumas emissoras estão apertadas com a estrutura onde estão atualmente”, destaca Flávio Lara Resende, presidente da Associação dos Veículos de Comunicação do DF.

A parte destinada à produção audiovisual será conduzida pela Secretaria de Cultura. A intenção é oferecer incentivos tributários para atrair produtoras de filmes nacionais e internacionais para a cidade.

Um novo encontro foi agendado pelo governador para o mês de março a fim de definir objetivos e avançar com o projeto.