25/02/2019 às 13:57, atualizado em 12/07/2019 às 16:38

SOS DF leva serviços para Samambaia

Ação criada pelo GDF mobiliza funcionários na execução de trabalhos essenciais à comunidade

Por Emanuelle Coelho, da Agência Brasília

Remoção de entulhos é um dos serviços realizados pela equipe do SOS GDF /Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Equipes da Novacap, SLU, CEB, Caesb e Funap reuniram-se na manhã desta segunda-feira (25) na Administração Regional de Samambaia para falar sobre o SOS DF, que acaba de chegar à região. Instruções dadas, todos saíram para a missão: revitalizar a cidade.

O SOS DF levou para o local serviços integrados, como roçagem, tapa-buracos, limpeza, podas de árvores, retirada de entulhos, desobstrução de bocas de lobos, manutenção de postes e lavagem de rede de esgoto. Aproximadamente 100 pessoas participam desses trabalhos.

A administradora regional de Samambaia, Glayce Helena Barbosa Alves de Almeida, comemorou: “O SOS DF tem sido eficaz em todas as regiões pelas quais passou. Essa limpeza trará uma harmonia para os moradores. É muito bem-vinda, com certeza”.

O vidraceiro Raimundo Gomes da Silva, 57 anos, mora na região há cerca de 28. Incomodado com o entulho que estava jogado perto de sua casa, ele também comemorou: “Estávamos precisando. O lixo traz muitos problemas para nossas casas e famílias. Aparecem ratos, cobras e outros bichos. Meus netos também brincam aqui e era muito perigoso. Com a limpeza, vamos ficar mais tranquilos”.

O vigilante Pedro Hemídio da Silva, 61 anos, conta que a falta da poda de árvores estava levando riscos para os moradores. Ele disse ter esperado quase dois anos para que uma árvore podre na porta de casa fosse cortada – o que só foi feito com a chegada do SOS DF. “Passa muita gente aqui. Estou feliz porque vidas vão ser salvas”, destacou.

A comerciante Lidiana Cardoso, 41, esperava pela lavagem da rede de esgoto. “Estava causando muitos danos para nós, inclusive com consequências financeiras, já que o mau cheiro estava espantando os clientes”, relatou.

O programa

O SOS DF foi lançado em 4 de janeiro pelo governador do DF, Ibaneis Rocha, e prevê ações emergenciais em áreas estratégicas do governo. Todas as regiões administrativas serão atendidas. Desde o início, foram executadas 35.861 ações. A operação permanece em Samambaia até quinta-feira.