26/02/2019 às 18:43

Secretaria de Justiça e Metrô lançam campanhas que reforçam ações de cidadania

As atividades começam às 8h30, quando crianças da Escola Classe 8 do Cruzeiro, serão recepcionados pelo Super Herói da Faixa Amarela na Estação Shopping

Por Agência Brasília

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Governo do Distrito Federal (Sejus/DF) e a Companhia Metropolitano do DF (Metrô-DF) lançam, nesta quarta-feira (27), às 10h, campanhas para conscientizar a população sobre o respeito à cidadania e a necessidade de se proteger o patrimônio público. O evento será na Estação Central (Rodoviária do Plano Piloto).
Neste dia, no Na Hora da Rodoviária do Plano Piloto, acontecerão ações voltadas às crianças e adolescentes, com identificação infantil, conscientização sobre os riscos do uso de drogas e teatro educativo. O lema da campanha, “Respeito à Cidadania”, norteará todas as iniciativas da Sejus, como as que acontecem no dia 4 de março, na concentração do Galinho de Brasília.
A campanha da Sejus visa promover ações preventivas durante o carnaval e serão executadas pelas Subsecretarias da Criança e do Adolescente, de Enfrentamento às Drogas, de Direitos Humanos e do Na Hora. São parceiros nesta realização as secretarias de Cultura, de Segurança Pública e de Educação, os Conselhos Tutelares, a Polícia Militar do Distrito Federal e o Metrô. Os Conselhos Tutelares estarão de plantão neste período de folia nos sete postos do Na Hora.
Para o secretário da Sejus, Gustavo Rocha, as iniciativas preventivas são voltadas para a garantia e o respeito aos direitos humanos e são importantes neste período de grande concentração de pessoas. “Nesses tempos de intolerância e de acirramento da violência, faz-se fundamental a existência de campanhas de esclarecimento, que atentem para esses direitos e promovam a proteção das pessoas mais vulneráveis”, justifica.
Campanha
Como prevenção a agressões e à intolerância, a Sejus desenvolveu uma campanha digital informativa para enfrentamento e prevenção ao uso de drogas; combate à LGBTfobia; à exploração sexual infantil e ao racismo. A campanha digital envolve a divulgação de cards e vídeos pelas redes sociais com essas temáticas e já está no ar desde segunda-feira, dia 25. Bottons e pulseiras também serão distribuídos à população.
Metrô
 A Companhia, além de ser parceira na campanha da Sejus, é idealizadora da campanha “Hora de cair na folia! Só não vale quebrar o Metrô!”. “É muito importante a contribuição de todos para um carnaval seguro, com respeito ao próximo e sem vandalismo” destaca o diretor-presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral. No ano passado, informou, a empresa teve um prejuízo aproximado de R$ 50 mil com vidros das janelas e portas quebrados, acionamento do botão soco sem necessidade e de extintores de incêndio.
Ações
As atividades começam às 8h30, quando crianças da Escola Classe 8 do Cruzeiro, serão recepcionados pelo Super Herói da Faixa Amarela (personagem do Metrô) na Estação Shopping e seguirão para a Central em um passeio de apresentação ao sistema, ações lúdicas sobre sua utilização do transporte, bem como conscientização sobre a preservação do patrimônio público.
O roteiro do passeio também prevê uma visita dos alunos na Unidade do Na Hora, na Rodoviária do Plano Piloto, onde os alunos participarão de ações de conscientização sobre a atuação do Conselho Tutelar para a proteção de crianças e adolescentes e receberão a carteirinha de identificação infantil no carnaval, que ocorre em parceria com a PMDF.  O evento termina com uma peça teatral infantil sobre “Orientação e Prevenção Contra as Drogas”, às 10h30, na Estação Central.
SERVIÇO:
Data: 27/02 (quarta-feira)
Horário: 10h
Local: Estação Central (Rodoviária do Plano Piloto)