3/3/19 18:58
Atualizado em 4/3/19 às 10:30

Eixo Monumental pode reunir 150 mil pessoas neste domingo (3)

Estimativa é dos organizadores do evento. Cerca de 830 policiais militares fazem a segurança na área central de Brasília. Atenção para as alterações no trânsito

Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) está atuando com cerca de 1,7 mil policiais militares em todos os eventos de Carnaval deste domingo (3), no Distrito Federal. Os blocos Raparigueiros e Baratona se apresentam na área central de Brasília, próximo ao Estádio Nacional Mané Garrincha. O evento é monitorado pelo Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), que coordena as operações das forças de segurança.

A PMDF preparou um esquema especial  para os eventos que ocorrem no Eixo Monumental, com o emprego de 830 policiais. Durante revistas pessoais realizadas nos foliões no início da tarde, houve quatro apreensões de drogas e três de armas brancas (facas e canivetes). Os detidos foram encaminhados à Cidade da Polícia, instalada ao lado da Torre de TV, para assinatura de Termo Circunstanciado.

Até as 17h, cerca de 15 mil pessoas acompanhavam o bloco infantil Baratinha, no estacionamento do Parque Ana Lídia (Parque da Cidade). Na Asa Norte, altura da CLN 302/CLS 504, cerca de 80 policiais militares fizeram a segurança do tradicional bloco Pacotão  No Setor Bancário Norte, o bloco  Montadas se apresentou desde as 15h, com estimativa de público de 12 mil pessoas.

A Polícia Civil do Distrito Federal registrou, até o fim da tarde, duas ocorrências de lesão corporal relacionadas ao Carnaval. Os crimes ocorreram no Parque da Cidade e foram registrados na 1ª Delegacia de Polícia, na Asa Sul. Como reforço às áreas dos blocos que devem mobilizar um grande número de foliões, a corporação reforçou o efetivo da 5ª Delegacia de Polícia e instalou, nas proximidades da Torre de TV, a Delegacia Móvel, para facilitar os registros de ocorrências.

O Corpo de Bombeiros não realizou nenhum atendimento até o fim da tarde deste domingo. A corporação atua, no momento, com 109 militares para o pronto atendimento nos eventos de Carnaval na área central de Brasília.

Alterações no trânsito

O Departamento de Transito do DF (Detran) atuou em diversos eventos carnavalescos, principalmente no Plano Piloto, em Águas Claras e em Ceilândia.  O órgão empregou 80 agentes em 29 viaturas e quatro motocicletas.

Para garantir a segurança do público infantil do bloco Baratinha, os agentes estão controlando a travessia nas faixas em frente ao Parque Ana Lídia e, na Via S2, até as 21h. O trânsito no local está em sentido único anti-horário até a rotatória de saída para a via S1.

Em Ceilândia, o bloco Menino de Ceilândia impactará o trânsito no Setor M Norte, das 15h às 22h. A concentração dos foliões será na CNM 01 – Via N1 e haverá deslocamento do bloco no trecho que contorna as quadras QNM 5, EQNN 6/8 e QNM 13, a partir das 17h. O bloco será acompanhado pelo Detran e pela Policia Militar.

Já em Águas Claras, o estacionamento público da rua 31 Sul – entre as avenidas Araucárias e Boulevard Sul – ficará fechado das 15h às 22h para o desfile das escolas de samba.

As ações educativas estão ocorrendo também em Taguatinga, no Parque da Cidade e no Sudoeste. A previsão é que 4 mil pessoas sejam atendidas.

*Com informações da Secretaria de Segurança