04/03/2019 às 18:19, atualizado em 05/03/2019 às 13:22

Estrutura de segurança marca presença no Carnaval

As policias Civil e Militar trabalham para que os foliões de todo o DF possam brincar tranquilos

Por Agência Brasília*

Renato Alves/Agência Brasília

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) lavrou 19 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) nesta segunda-feira (4). Quinze deles foram por uso e porte de drogas; os outros quatro, por porte de arma branca (facas). Os autores dos crimes foram liberados depois que assinaram o termo. Até as 18h desta segunda, 2 mil pessoas estavam no Setor Carnavalesco Sul (Setor Comercial),  enquanto o Setor Carnavalesco Norte (Setor Bancário) concentrava aproximadamente 15 mil foliões e outros 20 mil se divertiam no Setor Carnavalesco Estádio Nacional (Mané Garrincha).

Os policiais militares permanecem com estrutura montada no estacionamento da Torre de TV. No apoio, ficam os ônibus de comando geral, de tecnologia e estratégia, de apoio à comunicação com a imprensa, de apoio para registro de ocorrências de menor potencial ofensivo e o de gerenciamento de crise, que abriga equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), para reforço, caso haja necessidade de atuação policial em casos mais graves.

A segurança pública não descuida do público infantil. Foram distribuídas 306 pulseiras de identificação infantil nos dois primeiros dias de Carnaval, nos blocos infantis Carnapati e Baratinha. Além disso, a Secretaria de Segurança Pública mantém o WhatsApp SOS Criança DF (61) 99212-7776, para auxiliar a encontrar crianças que se perdem dos pais ou responsáveis.

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) também marcou presença no estacionamento da Torre de TV, com a delegacia móvel. No local, podem ser registradas ocorrências de qualquer tipo. A corporação possui ainda o Posto Avançado de Identificação e o Posto Avançado do Instituto Médico Legal (IML), para atendimento em casos de lesões corporais leves.

Autuações

A Polícia Civil fez seis autuações, quatro em flagrante e duas apreensões de menor, entre a noite de domingo e a tarde desta segunda (4). Foram dois casos de lesão corporal, duas ocorrências de dano a bem público, um registro de embriaguez ao volante, um caso de furto em veículo e um furto em coletivo, além de apreensão de substância entorpecente por um menor.
O efetivo permanece reforçado em todas as delegacias de polícia, principalmente na 5ª e 1ª unidades, ao redor das quais se concentram 75% dos eventos carnavalescos.

O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) destinou 89 militares para os blocos do Plano Piloto e Taguatinga. A corporação não registrou nenhuma ocorrência até as 17h desta segunda.

Trânsito

Em Águas Claras, o Departamento de Trânsito fez a controle de tráfego no estacionamento público na rua 31 Sul – entre as avenidas Araucárias e Boulevard Sul –, fechado para o desfile das escolas de samba,das 15h às 22h.

Já o estacionamento público da Quadra 4 do Setor de Autarquias Norte – atrás da 201 Norte – ficou fechado das 17h de segunda-feira à zero hora desta terça (5), para a realização do Carnaval Praça dos Prazeres. Também houve interdições no trânsito da Quadra 8 do Setor de Indústrias Gráficas (SIG), por conta do Melhor Carnaval do Primeiro, no estacionamento público em frente ao Primeiro Bar, que gerou impacto no trânsito na Primeira Avenida do Sudoeste.

No Parque da Cidade, a via de contorno focou em sentido único anti-horário, das 14h às 2h, no trecho compreendido entre a 906 e a 911 Sul, em razão do Carnaval no Parque.

O Cruzeiro Velho recebeu  dois eventos do bloco Desodorante da Asa: um para o público infantil, das 9h às 12h, no estacionamento da Quadra 10; e outro para os adultos, das 14h às 21h, na via entre as quadras 8 e 10, interditada sa partir da Avenida das Jaqueiras, próximo ao Quiosque da Codorna.

As equipes de Educação trabalharam nos blocos Meu Balão Voou, Encosta que cresce (Mané Garrincha) e no Carnaval no Parque (Parque da Cidade).

De acordo com levantamento parcial , foram realizadas 350 abordagens entre a noite de sexta (1º) e a tarde desta segunda-feira (4). No mesmo período foram expedidas 58 multas para pessoas alcoolizadas, sendo que três delas foram encaminhadas para a delegacia. Quatro pessoas foram abordadas sem habilitação. Foram feitas também 24 remoções de veículos e 105 autuações por estacionamento irregular, principalmente nas proximidades dos blocos.

  • Com informações da SSP/DF