07/03/2019 às 11:45, atualizado em 07/03/2019 às 12:07

Taguatinga se prepara para festival de curta-metragem

Produtores têm até o dia 31 de março para fazer inscrição na 14ª edição do evento organizado pela Secretaria de Cultura

Por Daniela Brito

A Secretaria de Cultura realiza, no próximo mês de agosto, a 14ª edição do Festival de Cinema de Taguatinga. O evento premia produtores de curtas-metragens (filmes com duração máxima de 30 minutos), uma categoria importante no cinema mundial. O festival tem o apoio da Secretaria, que destina verba do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) com o objetivo de descentralizar a cultura no Distrito Federal.

Serão selecionados 24 curtas-metragens para participar da mostra. Podem se candidatar cineastas de todo o país. Eles concorrerão a quatro prêmios de R$ 2 mil, cada. Além dos prêmios em dinheiro, a organização do evento vai cobrir as despesas com deslocamento, hospedagem e alimentação (café da manhã e almoço) de todos os selecionados. O júri será composto pelos organizadores oficiais do evento e, também, por meio de voto popular.

Cada concorrente poderá apresentar filmes de qualquer gênero cinematográfico, produzidos a partir de 2017, e que estejam sintonizados com os valores éticos, políticos e artísticos do festival. “O Festival de Taguatinga foi o primeiro grande evento criado após o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e já está na 14ª edição, o que mostra que as Regiões Administrativas do DF têm potencial para produzir grandes eventos e, principalmente, têm público interessado em consumir cultura. E essa é a nossa proposta: descentralizar e promover a difusão cultural em todas as regiões”, conta o secretário de Cultura, Adão Cândido.

Passaram pelo festival cineastas dos quatro cantos do pais. Um deles é o amazonense Thiago Morais que participou no último ano. Ele se inscreveu para concorrer novamente em 2019. O produtor ressalta a importância do intercâmbio cultural que o evento promove. “Participei do 13º Festival Taguatinga de Cinema com o curta-metragem A Estranha Velha Que Enforcava Cachorros e fui selecionado. Fiquei surpreso com a organização do evento, pois o festival tem uma equipe comprometida e competente”, elogiou.

Como participar
As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de março pelo site https://festivaltaguatinga.com.br/#. Pelo site, os concorrentes, também, podem se inscrever e acompanhar detalhes do evento que será realizado entre os dias 7 e 10 de agosto de 2019, no Complexo Cultural Teatro da Praça, em Taguatinga, no Distrito Federal.