08/03/2019 às 16:12, atualizado em 12/07/2019 às 16:30

SOS DF leva mutirão de serviços para a Fercal

Moradores comemoram os trabalhos que, com a participação de 100 pessoas, vêm melhorando as condições de vida de toda a comunidade

Por Emanuelle Coelho, da Agência Brasília

Entre as várias obras realizadas nesta segunda etapa do SOS DF na Fercal, destacam-se capina e remoção de entulhos, lixos e resíduos sólidos / Foto: Renato Araújo / Agência Brasília

A Fercal recebe nesta sexta (8) e no sábado (9) a segunda etapa do mutirão de serviços do SOS DF. Uma faxina geral está sendo feita na região com capina, remoção de entulhos, lixos e resíduos sólidos, pintura de meios-fios, roçagem, operação tapa-buracos e podas de árvores.

Mais de 100 pessoas participam dos trabalhos, que contam com 18 caminhões, dentre equipes da Novacap, CEB, SLU, Detran, DER, Caesb e a administração regional, que mapeou as áreas mais críticas para receberem os serviços.

As ações, reconhece a comunidade, estão melhorando a qualidade de vida de quem vive na região. Assim se manifesta a comerciante Josselina da Silva, moradora há mais de 40 anos da Fercal: “Achei muito bom. Estão fazendo algo por nós. As ruas aqui estavam muito ruins, os carros passam com dificuldade e muitos quebravam por causa dos buracos”.

O aposentado Baltazar Antônio Ribeiro conta que o mato alto também causava transtornos. “Muitos insetos invadiam nossas casas”, diz. “Estávamos nos sentindo abandonados pelo governo.”

O administrador regional, Fernando Gustavo Lima da Silva, pontua que a Fercal se encontrava na UTI. “A comunidade precisa dessas ações, por isso a Operação SOS DF é de suma importância para nós”, resume. “Temos regiões que ficam a cerca de 28 km da administração, e agora estamos possibilitando uma melhora no acesso”, frisa.  Ele informa que 80% das estradas rurais da região já receberam serviços de patrolamento.

Fercal

Com 62 anos, a Fercal, que fica a cerca de 27 Km do Plano Piloto, conta com aproximadamente 35 mil habitantes. Com uma das maiores arrecadações de impostos do DF, tem instaladas na região grandes empresas, nove usinas de asfalto, pedreiras e construtoras. De acordo com a administração regional, boa parte dos moradores trabalha nessas empresas.

Confira o relatório das ações diárias do SOS DF.

Relatório diário 0803