13/03/2019 às 12:09, atualizado em 13/03/2019 às 13:50

Ceilândia recebe área revitalizada por reeducandos

Praça da QNO 4/6, no Setor O, recebeu melhorias que incluem reforma da quadra poliesportiva e do parque infantil, além do plantio de 19 árvores

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília *

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Vice-governador Paco Britto entrega praça no Setor O, em Ceilândia

A população de Ceilândia recebeu nesta quarta-feira (13/03) a praça da QNO 4/6, no Setor O. O espaço foi totalmente revitalizado a partir do trabalho de reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), órgão da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal.

Os internos foram responsáveis pela pintura do piso da quadra, troca das telas do alambrado e da areia do parquinho, além do plantio de 19 árvores e a recuperação do parquinho e mesas do local.

O trabalho desenvolvido ocorreu em parceria entre as Secretarias de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), por meio da Funap; de Segurança Pública / Subsecretaria do Sistema Penitenciário do Distrito Federal, e a Administração Regional de Ceilândia, que recebeu apoio de empresários locais.

O vice-governador Paco Britto prestigiou a revitalização e destacou os benefícios para a comunidade. O secretário de Justiça, Gustavo Rocha, disse que “a obra, por si só, já é importante para a comunidade, mas ganha maior valor quando é feita a partir de uma ação de reeducação e reintegração social”.

Socialização
A diretora-executiva da Funap, Deuzelita Pereira Martins, ressalta o trabalho de socialização. “Eles aprendem, também, a importância do respeito com o patrimônio público”, afirmou. Para o gerente de Administração Penitenciária e idealizador do projeto, William Monteiro, “o programa visa a integração social dos reeducandos e a contribuição para a remissão de suas penas, o que é muito estimulante”.

Os detentos da Funap contribuíram com a mão de obra e, em troca, são beneficiados para a progressão do regime. Três dias trabalhados equivalem à remissão de um dia na pena. Em 10 dias, 35 reeducandos da Funap trabalharam na quadra poliesportiva e no parque infantil.

*Com informações da Secretaria de Justiça