19/03/2019 às 21:08, atualizado em 20/03/2019 às 17:58

CDL apresenta ao governo projeto do Memorial do Varejo

Entidade pede ao Executivo terreno para lançar em Brasília o primeiro museu do comércio do país

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Distrito Federal quer construir em Brasília um museu com a história do comércio, desde o descobrimento até a era moderna. O Memorial do Varejo seria erguido no Setor de Clubes Esportivos Sul, em um terreno próximo ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) cedido pelo Governo do Distrito Federal (GDF).

Governador recebe de empresários da CDL proposta de construir em Brasília o Memorial do Varejo. Foto: Joel Rodrigues/ Agência Brasília

A proposta da entidade é atrair renda, emprego e turistas para a cidade contando a história do comércio em espaços interativos e tecnologias audiovisuais. O projeto foi apresentado por dirigentes da entidade na noite desta terça-feira (19) ao governador Ibaneis Rocha, ao vice Paco Britto, e aos secretários de Habitação e Urbanismo, Mateus Oliveira, e de Obras e Infraestrutura, Izídio Santos Júnior.

Os empresários entregaram também outras duas demandas ao GDF: a criação de um Código de Defesa do Contribuinte – aos moldes do que já existe de proteção ao consumidor – e a revitalização da W3 Sul. A requalificação da via – uma demanda antiga da cidade – faz parte de uma ação modelo feita em parceria com comerciantes da região.

[Olho texto='”Tenho pedido aos meus secretários, desde que assumi o governo, que façamos uma repaginada na cidade. E é isso que faremos”‘ assinatura=”Ibaneis Rocha, governador de Brasília” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O governo será responsável pela revitalização de calçadas, readequação da iluminação pública e dos estacionamentos no canteiro da via, enquanto os lojistas se encarregarão de revitalizar a fachada das lojas. Já a construção de calçadas faz parte de uma ação para melhorar a mobilidade do cidadão.

Os recursos já estão alocados para a revitalização. A iluminação de toda a W3, Sul e Norte, com lâmpadas de led, também está prevista para execução da Secretaria de Obras e Infraestrutura.