19/03/2019 às 19:12, atualizado em 12/07/2019 às 16:25

DF Legal remove área irregular na Estrutural

Ações do GDF se desenvolvem para identificar e impedir ocupações desse tipo em toda a capital federal

Por Emanuelle Coelho, da Agência Brasília

Construções em situação irregular e ilegal serão desativadas /Foto: Divulgação/DF Legal

O Governo do Distrito Federal, por meio da DF Legal, iniciou nesta terça-feira (19) a retirada das construções irregulares em Santa Luzia, na Estrutural. Foram removidas 60 unidades habitacionais, entre barracos de alvenaria, madeira e lona. A estimativa é de que haja uma média de 300 novas construções na região para serem retiradas. Em janeiro, o governo removeu 900.

As novas edificações foram erguidas em uma área denominada de faixa de tamponamento, que é importante para a proteção de danos ambientais e que fica junto ao Parque Nacional de Brasília. Promover a legalidade e o crescimento ordenado é a principal preocupação do DF Legal. Sob o comando do auditor de carreira Georgeano Trigueiro Fernandes, o órgão tem trabalhado para identificar e coibir novas ocupações irregulares no DF.

[Numeralha titulo_grande=”900″ texto=”Total de construções irregulares removidas em janeiro deste ano” esquerda_direita_centro=”direita”]

De acordo com Georgeano, a ocupação do local é antiga e teve início ainda junto com a Estrutural. Mas, no período compreendido entre o final de dezembro de 2018 e o início de janeiro de 2019, novas edificações começaram na região. Os invasores são da Cidade Estrutural e de outras regiões do DF.

 “Começamos um planejamento para definir a melhor forma para realizar a ação”, pontuou Georgeano. “Verificamos, primeiramente, de onde essas pessoas são e o tempo de ocupação”.

As outras ocupações anteriores a dezembro de 2018 e janeiro de 2019, explica o auditor, vão ser removidas, ou as pessoas serão realocadas em outras moradias, conforme estudo feito pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab/DF).

O diretor-presidente do DF Legal explica que o órgão está trabalhando em um levantamento para identificar outros pontos irregulares e remoções que poderão ser feitas.