21/03/2019 às 11:06, atualizado em 12/07/2019 às 16:24

GDF abre uma frente para expansão do turismo

Parceria do governo com a TAP Portugal permitirá aos europeus conhecer vários destinos nacionais, a partir de Brasília, sem aumento no preço da passagem

Por Gizella Rodrigues, da Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha fez o anúncio da parceria durante o lançamento do Festival Fartura – Comidas do Brasil / Foto: Renato Alves/Agência Brasílial

A parceria entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e a companhia aérea TAP Portugal vai proporcionar aos turistas europeus conhecer outros destinos além de Brasília, nas viagens ao Brasil, sem aumento do preço da passagem. Segundo o governador Ibaneis Rocha, o convênio que fez a capital stopover dos voos da companhia vai permitir que os turistas passem em nosso país dez noites sem pagar a mais. Cinco dessas deverão ser em Brasília e as outras cinco, em qualquer outro destino nacional.

O anúncio foi feito na noite desta quarta-feira (20), durante o jantar de lançamento do Festival Fartura Brasília, na Residência Oficial de Águas Claras. O governador informou que marcou uma reunião com os secretários de Turismo e os governadores de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás e Minas Gerais, com a finalidade de elaborar roteiros turísticos diferenciados para os viajantes estrangeiros e investir em uma melhor infraestrutura dos destinos.

“No exterior, ninguém quer saber de praia no Brasil”, lembrou Ibaneis. “Eles querem saber do Pantanal, do Jalapão, de Bonito, das belezas de Minas Gerais. Temos que montar destinos turísticos que interessem a esses turistas”.

A gastronomia pode ser um atrativo para trazer turistas a Brasília, bem como a outras regiões brasileiras. Segundo o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, 96,6% dos estrangeiros que vieram ao Brasil aprovaram a gastronomia local. “Sabemos a importância da gastronomia como uma vertente do turismo”, disse. “Esse é o nosso objetivo, colocar o turismo no centro da agenda econômica do Brasil. ”

Festival

O Festival Fartura – Comidas do Brasil nasceu em Tiradentes (MG) com a proposta de mapear o caminho dos alimentos, de sua origem até o prato. O projeto começa pelas Expedições Fartura, que já visitaram os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal pesquisando ingredientes, receitas e personagens da gastronomia. Esse conhecimento é levado ao público em forma de conteúdo, por meio de livros, filmes e plataformas digitais; e, em experiência, com os festivais, realizado nas grandes capitais de todas as regiões do país, além de Portugal.

[Olho texto=”Brasília foi criada para ser o encontro de todo o povo brasileiro. Aqui tem um pouco de cada um de nós” assinatura=”Ibaneis Rocha, governador do DF” esquerda_direita_centro=”direita”]

O evento será realizado pela primeira vez em Brasília, nos próximos dias 23 e 24 (sábado e domingo), no Pontão do Lago Sul. Serão mais de 60 atrações, entre renomados chefs, estudiosos da gastronomia e produtores de todo o Brasil inteiro.

“Brasília foi criada para ser o encontro de todo o povo brasileiro”, declarou o governador Ibaneis. “Aqui tem um pouco de cada um de nós. Brasília reúne tudo. Aqui temos todas as culturas, todos os sabores. Brasília não é mais o centro do poder. É o centro do Brasil, da América Latina e vai ser o centro do mundo”.