03/04/2019 às 15:33, atualizado em 03/04/2019 às 17:55

Detran-DF recupera mais de mil placas de trânsito no primeiro trimestre deste ano

Dessas, 302 foram recicladas por sentenciados do sistema penitenciário do Distrito Federal

Por Agência Brasília

No primeiro trimestre deste ano, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) fez a recuperação de 645 placas de trânsito danificadas devido a ações do tempo, vandalismo ou acidentes. Oitenta placas pichadas passaram por limpeza com produto especial. Os serviços foram realizados sem a necessidade de retirada da placa do local.

No mesmo período, 302 placas foram recicladas, ou seja, foram retiradas e levadas para a oficina de serralheria do Detran-DF, que fica ao lado do depósito do Departamento, próximo ao Autódromo de Brasília. No local, as placas passam pelo processo de recuperação, ou seja, são desamassadas, pintadas e adesivadas.

A recuperação é realizada por reeducandos do Sistema Penitenciário do Distrito Federal, por meio de um convênio firmado em 2010, entre o Departamento e a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap). O número de internos depende da demanda, mas varia entre trinta e cinquenta.

“Além da economia para os cofres públicos, os reeducandos aprendem uma profissão, o que contribui para um melhor posicionamento no mercado de trabalho, após o cumprimento de suas penas”, disse o Assessor de Comunicação Social do Detran-DF, Glauber Peixoto.

O levantamento realizado pelo órgão mostra também que 396 novas placas foram implantadas e 320 substituídas. “A equipe tenta recuperar todas as placas, mas dependendo do dano não é possível. Por conta disso, algumas são substituídas por novas. As novas placas implantadas são posicionadas de acordo com estudo e monitoramento da equipe de engenharia”, explicou Peixoto.