05/04/2019 às 15:16, atualizado em 05/04/2019 às 16:21

Cavalaria da Polícia Militar reforça segurança no Parque Saburo Onoyama

Patrulhamento diário deve ser feito por tempo indeterminado, para dar maior tranquilidade e segurança aos cidadãos

Por Daniela Brito, da Agência Brasília

Cavalaria da Polícia Militar faz rondas no Parque Saburo Onoyama, em Taguatinga Sul. Foto: Vinícius de Melo/Agência Brasília

O belo espaço do Parque Ecológico Saburo Onoyama, em Taguatinga Sul, com piscinas, quadras poliesportivas, área para trilhas e boa infraestrutura de lazer era desperdiçado pela população que reclamava da insegurança no local. Por isso, o Governo do Distrito Federal intensificou a segurança e levou policiais da Cavalaria  para fazer rondas e levar tranquilidade às famílias que utilizam o parque. Nesse sentido, a principal característica do policiamento montado é o acesso a áreas inacessíveis para viaturas.

O Comando de Policiamento Montado (CPMon) existe desde 2017 e atua em todas as regiões do Distrito Federal, em especial Samambaia e Ceilândia. Os policiais combatem a violência montados em cavalos que pesam mais de 500 kg, cada. O CPMon iniciou o patrulhamento diário no parque neste mês e pretende realizá-lo por tempo indeterminado, para dar mais tranquilidade e segurança aos cidadãos.

“O principal foco do policiamento montado no local é o combate ao tráfico, uso de entorpecentes, prevenção de roubos e furtos, para garantir a convivência harmoniosa e pacífica dos usuários, pois são dessas ações que os frequentadores do local mais se queixavam”, conta o subcomandante operacional do CPmon, Tenente Coronel Fábio Augusto.

Rondas
O CPMon é composto por 290 policiais divididos em duas áreas: 1º RPMon, responsável pelas rondas montadas, e o 2º RPmon, responsável pelo policiamento de choque montado e pelo Centro de Medicina Veterinária. Ao todo, 237 cavalos estão preparados para o combate à violência. Esses animais vivem, em média, 25 anos, e são cuidados diariamente pelos policiais do Regimento. Com o trabalho realizado no parque, os números de ocorrências despencaram e, com isso, a população tem utilizado mais o local.

“O governador tem nos dado muito apoio. Ele colocou a segurança nos parques como uma de suas prioridades. A sensação de proteção do usuário está crescendo a cada dia. Isso vai melhorar a qualidade de uso do local, pois as pessoas quando se sentem mais seguras ficam à vontade e se apropriam do parque, que é delas”, comemora a superintendente de Gestão de Unidades de Conservação do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Rejane Pieratti.