05/04/2019 às 16:07

Hospital Veterinário comemora um ano de funcionamento no DF

Em visita ao Hospital, Sarney Filho destaca importância do serviço prestado à comunidade.

Por *Agência Brasília

O Hospital Veterinário Público (HVEP) completou nesta sexta-feira (05) um ano de funcionamento no Distrito Federal. Para marcar a data, o secretário do Meio Ambiente do DF, Sarney Filho, e o presidente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Edson Duarte, visitaram as instalações do hospital, que faz atendimento gratuito de cães e gatos no DF. As atividades realizadas pelo espaço incluem acompanhamento clínico, procedimentos cirúrgicos e exames laboratoriais e de imagem.

O secretário do Meio Ambiente ressaltou a importância da saúde dos animais domésticos e silvestres, enfatizando o trabalho de qualidade desenvolvido gratuitamente pelo Hospital Veterinário. “O Hospital Veterinário presta um serviço de qualidade, mas queremos melhorar ainda mais o atendimento, ampliar o número de vagas e garantir mais conforto para vocês que procuram esse serviço”, declarou Sarney Filho para usuários no local.

O balanço do primeiro ano de funcionamento do hospital mostra que 14.298 animais (cães e gatos) foram atendidos entre abril de 2018 a 31 de março deste ano. Nesse período, o local recebeu 13.009 tutores e realizou 95.416 procedimentos veterinários (exames de imagem, consultas, retornos, administração de medicamentos, exames em geral entre outros). Além disso, foram realizadas 1.265 cirurgias no período, uma média de cinco procedimentos por dia.

A moradora do Guará Helenice Pereira Cavalcante ficou feliz com o atendimento. Dona de Gaia, uma cadela da raça Chow Chow, Helenice conheceu o hospital por meio da filha, Ana Costa, que mora na China e descobriu, pela internet, que o estabelecimento fazia atendimento gratuito. “Temos que comemorar porque o atendimento aqui é muito bom”, explicou a dona de casa.

De acordo com a superintendente de Biodiversidade do Ibram, Alessandra Abrahão, o hospital tem oito médicos veterinários, além de um coordenador técnico. “Os animais domésticos têm obtido cada vez mais espaço nas questões cotidianas dos cidadãos e o respeito a eles é marca de uma sociedade ética”, analisou Alessandra.

Funcionamento

O hospital iniciou os atendimentos no dia 5 de abril de 2018 e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A distribuição das senhas ocorre das 8h às 10h ou até o atingimento do limite diário de 50 senhas. Emergências são atendidas até 15h. A pessoa deve comparecer ao local com o documento pessoal, comprovante de residência e, quando houver, o cartão de vacinação do animal, para fins de atendimento e cadastro.

O Ibram, como executor da política ambiental distrital, conta com a parceria da Associação Nacional dos Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa/SP), cuja finalidade envolve a disponibilidade de profissionais, equipamentos, mobiliário, material de consumo e demais itens necessários à prestação de serviços veterinários para cães e gatos, dentro das especialidades de ortopedia, oncologia, dermatologia e oftalmologia. O serviço está sendo prestado normalmente e o Termo de Colaboração com a Anclivepa está vigente até 28 de março de 2023.

Com 540 metros quadrados, o HVEP fica no Parque Lago do Cortado, em Taguatinga Norte. O acesso pode ser feito pela QNF 14, ao lado do SESI. Telefone: 99643-6877.

*Com informações da Secretaria de Meio Ambiente