10/04/2019 às 15:52

GDF tem interesse em convênio de preservação de nascentes com PGR

Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge apresentou Projeto Água Para o Futuro ao governador Ibaneis Rocha nesta quarta-feira (10/04)

Por Jéssica Antunes, da Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha encontrou-se com a Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, nesta quarta-feira (10/04). Na ocasião, o chefe do Executivo do Distrito Federal foi apresentado ao Projeto Água Para o Futuro, vinculado ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que prevê identificar, recuperar e preservar as nascentes do País.

“A doutora Raquel Dodge veio nos apresentar o projeto para que possamos conveniar com o MPF no sentido de implementá-lo em nossa região. Temos muitas nascentes que ficaram abandonadas ao longo do tempo e existe uma preocupação do MPF no que diz respeito ao futuro de nossas águas”, declarou o governador após a audiência realizada na sede da Procuradoria-Geral da República.

A iniciativa prevê mapear e identificar irregularidades ambientais em nascentes de água por meio de um aplicativo, permitindo o desenvolvimento de ações conjuntas e de apoio mútuo. O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) já aderiu ao Acordo de Cooperação Técnica elaborado entre o CMNP e o Ministério Público do Mato Grosso, desenvolvedor do projeto.

Agora, segundo o chefe do Executivo do DF, as áreas técnicas serão acionadas para levantar dados a respeito do assunto e verificar a viabilidade de firmar o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o órgão e reforçar a proteção das fontes de água da capital. O governador deve nomear um interlocutor para representá-lo em futuras reuniões em relação à parceria.