12/04/2019 às 13:20, atualizado em 12/07/2019 às 16:25

GDF investe em parceria para atender famílias de baixa renda

Ação conjunta do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Desenvolvimento Social vai agilizar o processo de cadastramento

Por Agência Brasília *

 

Bombeiros são importantes aliados da Secretaria de Desenvolvimento Social nesta ação / Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) formalizaram os primeiros atos de parceria que visa atender às famílias de baixa renda do Distrito Federal (DF).

A ação é fruto da Portaria de Conjunta 01, de 4 de abril de 2018, por meio da qual o comandante-geral da corporação, coronel Carlos Emilson Ferreira dos Santos, e o secretário de Desenvolvimento Social, Eduardo Zaratz, instituem ações unificadas de atendimento às famílias favorecidas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC), para inscrição e/ou atualização do Cadastro Único (CadÚnico), do governo federal.

A empreitada teve início com uma série de capacitações, ainda em andamento, de 60 militares do CBMDF, que vão ajudar a Seds na atualização cadastral de cerca de 23.100 famílias do DF junto ao cadastro governamental. A formação conta com atividades práticas, nas quais os militares do CBMDF fazem treinamento com os profissionais dos Centros de Referências de Assistência Social (Cras) das diversas regiões administrativas do DF.

Atendimento

Na próxima semana, os bombeiros militares capacitados serão distribuídos em quartéis localizados em Taguatinga, Ceilândia, Águas Claras, Santa Maria, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Núcleo Bandeirante, Candangolândia, SIA, Guará, Brazlândia, Gama, Asa Sul, Planaltina, Sobradinho, São Sebastião, Paranoá, Samambaia e Sudoeste. Ao todo, serão 19 grupamentos do CBMDF envolvidos diretamente no atendimento ao público-alvo em parceria com unidades da Seds.

Além de representar um grande incremento às ações sociais empreendidas pelo CBMDF e pela Seds, a iniciativa visa garantir que as famílias de baixa renda do DF tenham seus cadastros devidamente atualizados e permaneçam recebendo os benefícios de prestação continuada (BPC) e/ou do Programa Bolsa Família (PBF) a que fazem jus.

* Com informações do CBMDF