16/04/2019 às 18:36, atualizado em 16/04/2019 às 18:39

UNE quer trazer congresso bienal de estudantes para Brasília

Entidade estudantil busca apoio do GDF para reunir 15 mil jovens na capital em julho

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília

A União Nacional dos Estudantes (UNE) se preparara para trazer a Brasília o próximo encontro bienal estudantil, previsto para julho deste ano. Na tarde desta terça-feira, a presidente da entidade, Mariana Dias, e lideranças da UNE, reuniram-se com o governador Ibaneis Rocha em busca de apoio para a realização do evento na capital.

A expectativa é de reunir em cinco dias de encontro cerca de 15 mil jovens de todo o país em um debate sobre educação e políticas públicas ligadas à juventude. Também serão aprovadas as resoluções que doutrinarão a próxima diretoria – eleita no último dia do evento. A UNE completa em agosto de 2019 82 anos de fundação e já teve em seus quadros diversas lideranças políticas de projeção nacional.

O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Juventude, vai estudar uma forma de dar apoio logístico e operacional ao evento, que deverá ter plenárias no ginásio Nilson Nelson. Os estudantes também buscam patrocínio de alojamentos, alimentação e deslocamento dos participantes durante os dias em que estiverem na cidade.

O governador Ibaneis Rocha sinalizou apoio à reunião bienal da UNE e defendeu a condução de um debate equilibrado de ideologias e defesas políticas. O Distrito Federal é um dos poucos entes federativos a contar com uma secretaria voltada para as causas da juventude. “Podem contar comigo não só do ponto de vista político como também do democrático”, disse.