22/04/2019 às 10:13, atualizado em 20/04/2019 às 12:24

FAPDF e Microsoft fazem parceria na área de inteligência artificial

Empresa vai liberar seu conhecimento em Inteligência Artificial para criação de cursos online gratuitos para jovens do DF.

Por Agência Brasilia*

FAP assina acordo com a Microsoft visando parceria educacional. Foto: Divulgação

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e a Microsoft do Brasil assinaram um memorando de entendimento para colaboração mútua no âmbito do fomento da educação e formação de jovens do Distrito Federal em Inteligência Artificial.

Em reunião no Escritório da Microsoft Brasil em Brasília, o presidente da FAPDF, Alexandre Santos, o diretor nacional de Tecnologia da Microsoft, Ronan Damasco, e reitores de instituições de ensino superior do DF, assinaram o documento que marca o início da parceria entre as instituições para a criação da Escola de Inteligência Artificial do Distrito Federal. A Microsoft disponibilizará sua base de conhecimento em Inteligência Artificial (IA) para a elaboração de cursos online gratuitos de capacitação para jovens do DF.

“Esse é um momento de festa e que marca nossa aproximação com a Microsoft para nos ajudar nesse desafio de desenvolver competências e habilidades para o século 21 na nossa juventude, em especial, em inteligência artificial. Vamos fazer isso em conjunto porque nós não conseguimos enfrentar esse desafio sozinhos. É preciso unir governo, setor produtivo e academia e agradecemos a confiança da Microsoft na Fundação ao liberar esse conteúdo para a criação desses cursos”, comemorou Alexandre Santos.

Curto prazo
Após a assinatura do memorando, a previsão é que a FAPDF lance, ainda em abril, edital para selecionar instituições de ensino superior para a formatação dos cursos, o que deve ocorrer ainda no 1º semestre de 2019. A ideia é que já no 2º semestre sejam criadas cerca de 120 vagas em cursos gratuitos.

“A Microsoft está há quase 30 anos no Brasil e temos compromisso forte com a área de educação. Temos oito mil pesquisadores voltados para o estudo de Inteligência Artificial, trabalhamos com a proposta ousada de democratizar a IA e essa ação faz parte desse projeto. Acreditamos na inteligência artificial, desde que ela não seja usada para prejudicar o ser humano, queremos que ela seja um aliado para ampliar nossas capacidades e oportunidades”, afirmou Ronan Damasco.

Popularização da ciência
O vice-presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Fábio Guedes Gomes, destacou que a parceria, resultado da iniciativa da FAPDF, merece ser replicada em outros estados: “Precisamos pensar, no âmbito das FAPs, em um programa amplo de popularização da ciência, tecnologia e inovação e essa iniciativa pode ser e deve ser replicadas pelas demais Fundações”, destacou Gomes, que deixou registrada a intenção de estender ações de parceria com a Microsoft para as outras 26 FAPs do país.

Após a assinatura do acordo de cooperação, o presidente da FAPDF anunciou, ainda, que está em tratativas com a Diretoria de Educação da Microsoft para o desenvolvimento de ações voltadas para outras áreas de conhecimento.

 

*Com informações da FAPDF